Como a tecnologia pode beneficiar a gestão de compras?

As novas tecnologias e inovações para o segmento de saúde têm revolucionado a forma de realizar gestão de compras

Como a tecnologia pode beneficiar a gestão de compras?

Plataformas integradas e sistemas de gestão, por exemplo, têm facilitado a automação, o rastreamento dos pedidos, a análise de dados e melhorado as tomadas de decisões baseadas em dados estratégicos.

Uma das mais importantes benesses dessas tecnologias é que os erros têm sido cada vez menores. Isso ocorre porque as plataformas e sistemas automatizam tarefas manuais, como a entrada de dados, o processamento de pedidos e o controle de estoque. Com isso, as chances de erros humanos são reduzidas, contribuindo para a melhoria da qualidade dos processos.

Por falar em processos, a inovação também melhora e otimiza todos eles, visto que se tornam mais eficientes. É que as plataformas e sistemas integram as informações de diferentes áreas da organização, facilitando a comunicação e o acesso entre os setores. 

Com a geração de dados, a gestão também pode obter insights que dão novas oportunidades de melhoria. Os gargalos são facilmente identificados, assim como os pontos de acerto, sendo assim, tecnologias automatizadas podem ajudar a reduzir o tempo de espera para a entrega de produtos e serviços, contribuindo para a melhoria da satisfação dos pacientes.

A tecnologia é uma ferramenta fundamental que pode ajudar as instituições de saúde a melhorar a gestão de compras, reduzindo erros, otimizando processos, aumentando a eficiência operacional e melhorando a qualidade do atendimento ao paciente.

 

3 perguntas para Micheal Almeida sobre Gestão de Compras

Quais são os benefícios ao utilizar tecnologia para a gestão de compras?

É quase impossível, atualmente, fazer gestão de compras sem automatização, é um cenário irreversível. A tecnologia traz vantagens em processos, compliance, gestão, economia, transparência e registros de informação em um único canal. 

 

O que são as plataformas integradas e sistemas de gestão de compras?

Na cadeira do supply chain temos a parte do estoque, que envolve o planejamento da compra, que parte da necessidade de alguma área do hospital, e ela deve estar integrada aos setores de compras e à logística. Então, as plataformas chegam para trazer um planejamento mais inteligente, também com o uso de IA, olhando as entradas e saídas com análise de dados e em tempo real. Dessa forma, integrar tudo isso envolve diversos ganhos na eficiência da gestão das compras e, claro, na assistência médico-hospitalar. 

 

Em que isso ajuda na melhor assistência ao paciente?

Os sistemas da Apoio Cotações estão direcionados para planejamento, gestão de OPME, compra, compra conjunta e relatórios analíticos (BI), tudo integrado aos sistemas de gestão. Então, quando a gente consegue planejar, executar e analisar, temos processos muito transparentes que permitem a rastreabilidade das tarefas, com a presença do compliance. Assim, as soluções integradas trazem economia de recursos e compras pautadas pelas políticas internas e externas, o que gera mais possibilidades de investimento para melhorar a assistência ao paciente.

 

Saiba mais sobre compliance hospitalar

Compliance é o cumprimento de leis, regulamentos e políticas internas, em uma instituição. Na gestão de compras hospitalares, a compliance é importante para garantir que os hospitais estejam adquirindo produtos e serviços de forma ética e responsável.

Para garantir isso, é importante que os hospitais implementem políticas e processos eficazes, como, a seleção de fornecedores, negociação de contratos, controle de estoque, recebimento e armazenamento de produtos e pagamento de fornecedores.

Os hospitais também devem investir em treinamento para seus funcionários, para que eles estejam cientes das leis e regulamentos aplicáveis à gestão de compras.

Aqui estão algumas dicas para melhorar a compliance na gestão de compras hospitalares:

  • Desenvolver uma política de compliance clara e concisa;
  • Treinar colaboradores sobre a política de compliance;
  • Estabelecer processos e controles para garantir o cumprimento da política;
  • Revisar regularmente a política de compliance e os processos e controles para garantir que eles estejam atualizados.

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