5 passos para a transformação digital na gestão de compras

Como a tecnologia pode beneficiar setores hospitalares por meio da automação, inteligência artificial, análise de dados e blockchain? Conheça todos os benefícios da transformação digital

5 passos para a transformação digital na gestão de compras

A transformação digital já está consolidada em vários setores hospitalares. Embora ainda engatinhe entre os times de compras, a tendência é que as mudanças sejam mais incisivas nos próximos anos, por isso, é preciso estar atento ao que o mercado já oferece de melhorias. Diversas empresas já utilizam as tecnologias para otimizar processos, melhorar a visibilidade e impulsionar a colaboração com fornecedores, proporcionando uma série de benefícios para a gestão de compras.

Os pontos positivos são muitos: a redução de custos encabeça a lista, pois, automatizar processos, analisar dados e integrar à IA repercute no caixa positivo. Em seguida, a melhoria da eficiência, visto que, com redução do tempo de execução das tarefas, da melhoria da precisão e da eliminação dos erros humanos, há também ganhos.

Além disso, temos ainda o aumento da visibilidade dos processos de compras, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria e a mitigação de riscos; e, por fim, há impulsionamento da colaboração com fornecedores, que é quando as tecnologias digitais levam a melhores negociações e à melhoria do desempenho de compras. 

 

A importância da automação

Não adianta falar em melhorias digitais sem contar com a automação. Pode ser aplicada em um leque de tarefas, como a geração do pedido de compra, a aprovação, comparação de preços e o pagamento de faturas. A automação de processos ajuda a reduzir o tempo perdido em tarefas, melhorar a precisão e eliminar os erros humanos. Significa que a equipe de compras estará mais focada em atividades inteligentes e estratégicas, melhorando o andamento de todos os demais processos.

A análise de dados também é uma ferramenta importante para a gestão de compras, pois permite que os gestores obtenham insights como tendências de preços, desempenho de fornecedores e conformidade com políticas, assim, melhores decisões são tomadas. No final das contas isso é positivo para a gestão, que tem uma melhoria significativa de suas tarefas, e também para o paciente, que conta com um serviço mais atento e humano.

A inteligência artificial (IA) é outra tecnologia que está ganhando destaque na gestão de compras, pois pode ser utilizada para automatizar a negociação de contratos e a seleção de fornecedores ou ainda prever a demanda de produtos e serviços.

Por sua vez, o blockchain é uma tecnologia que pode ser utilizada para rastrear o fluxo de produtos e serviços desde o fornecedor até o hospital, entre outras possibilidades, como o histórico da compra. Segura e transparente, pode ajudar a evitar fraudes e erros. Certamente, os hospitais que começarem a utilizar o blockchain agora estarão bem posicionados para aproveitar os benefícios dessa tecnologia no futuro.

 

Benefícios para gestores hospitalares

A transformação digital na Gestão de Compras pode proporcionar uma série de benefícios para os gestores hospitalares, tais como:

  • Redução de custos;
  • Melhoria da eficiência;
  • Aumento da visibilidade;
  • Impulsionamento da colaboração com fornecedores.

 

Por onde começar a transformação digital?

  1. Para iniciar a transformação digital em um ambiente de compras, é preciso, antes de qualquer coisa, definir qual será a estratégia utilizada. Isso porque tudo tem que estar alinhado com os objetivos da corporação e também considerar as necessidades do setor de compras.
  2. Saber quais são as oportunidades de melhoria que a instituição tem, com análises estratégicas e da avaliação de tecnologias digitais que podem ser utilizadas para resolver esses problemas.
  3. Desenvolver um plano de ação para implementar as mudanças, com a descrição das tarefas a serem realizadas, com responsáveis, prazos e recursos.
  4. Implementar as tecnologias digitais de forma gradual, começando com pequenos testes para avaliar a eficácia das tecnologias.
  5. Capacitar os colaboradores para utilizar as tecnologias digitais de forma eficaz. Essa capacitação pode ser feita por meio de treinamentos, workshops e materiais de apoio.

A transformação digital é uma jornada contínua, que deve ser sempre revisitada, para que se posicione de uma maneira competitiva e com muitos valores agregados. Conte com as soluções da Apoio Cotações para te ajudar na transformação digital. 

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