Como a análise de dados pode melhorar os resultados na sua instituição de saúde?

Saiba como o acompanhamento de insights, gerados a partir dos dados da sua instituição, podem contribuir para bons resultados e redução de custos

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“Os dados são a gasolina do século XXI”, já cravou o consultor da empresa Gartner, Peter Sondergaard. E essa afirmativa é cada vez mais colocada em prova no dia dia das organizações mais planejadas. A coleta e a interpretação das informações, a partir desse armazenamento, são valiosíssimas para a tomada de decisões mais estratégicas para garantir melhores resultados.

Neste post, será abordado o desafio, dicas e soluções digitais que facilitam a análise de dados e como proceder após o conhecimento desses dados.

 

Qual a importância dos dados para as empresas?

Para tomar decisões mais estratégicas e evitar gargalos na gestão de compras de insumos hospitalares, as instituições de saúde precisam se antecipar e ficar atentas aos dados. No entanto, não é apenas armazená-los e o que fazer com eles após a interpretação dos indicadores. Há 4 etapas:

  1. Coleta dos dados: recolhimento das informações com base em determinados períodos;
  2. Processamento analítico: nesta fase, ocorre a interpretação da análise dos dados para acompanhar os pontos positivos e negativos das informações coletadas;
  3. Recomendação de ação: após a fase de processamento, a equipe responsável pelas tomadas de decisões conversa entre si e aponta ações práticas, a partir da análise dos dados, para melhorar ou aprimorar ainda mais os resultados de outras iniciativas;
  4. Tomada de decisão: após todas as outras etapas bem definidas, é definida a ação em si, para colocar o planejamento em prática.

O uso das 4 etapas da análise dos dados impacta diretamente na assistência médica e reposição dos suprimentos hospitalares. A tomada de decisão ocorre depois da integração dos dados, baseada na evidência do que pode aperfeiçoar os fluxos, gerando mais eficiência para as instituições de saúde.

 

Quais os benefícios da análise de dados para a gestão de compras hospitalares?

Os insights aplicados na etapa 4, da tomada da decisão, interferem na “Data quality” (qualidade dos dados) para as outras coletas. O valor atribuído aos dados define os resultados do seu negócio. O uso de novas tecnologias, como softwares, possibilita às unidades de saúde mais segurança para execuções mais assertivas. Entre os benefícios estão:

  • Redução de custos: com ações baseadas nos dados, evitam-se gastos desnecessários como compra de insumos hospitalares que não possuem saída com grande recorrência, proporcionando o investimento naquilo que realmente é necessário;
  • Otimização de tempo: com a visualização dos dados, as ações de compras ficam mais assertivas, evitando o retrabalho, tudo isso contribui para a produtividade da instituição de saúde. 
  • Ação mais eficiente: com o conhecimento das iniciativas de processo de compras que deu certo e os gargalos que podem ser minimizados, as tomadas de decisões, depois da interpretação dos dados, ficam mais eficazes para as próximas aquisições de insumos hospitalares.

A Apoio conta com a modalidade de solução Analytics. Ela oferece vários benefícios para as instituições de saúde, como a automação de processos e, com isso, a instituição pode:

Acompanhar os pedidos: com os dashboards é possível visualizar os pedidos e saber o status dos fluxos de aquisição com painéis interativos;

Gerenciamento: realiza a gestão de fornecedores, contratos, ocorrências como também a condição das documentações;

Gestão de produtos: identifica  gaps e amplia a eficácia da qualidade do processo.

A solução Analytics é uma grande aliada para os processos menos burocráticos e mais automatizados, garantindo uma visão 360ª da organização de compras para as instituições. 

 

3 dicas para analisar os dados de forma eficiente

O desafio para muitas instituições de saúde não é exclusivamente coletar os dados, mas como analisar todas as informações e filtrá-las para as que merecem mais atenção. Confira agora 3 dicas valiosas para isso:

  1. Definir o objetivo da coleta dos dados: traçar uma finalidade sobre quais tópicos é preciso analisar, como, por exemplo, estoque, tempo de entrega, acompanhamento de solicitações e pagamentos, preços, cotação, quais insumos têm mais saída, dentre outras informações;
  2. Estabelecer prazos de acompanhamento: para se organizar de forma mais assertiva e otimizar o tempo, planeje os dias e horários para monitorar os dados, e, se for necessário, coloque-os em relatórios e compare um período com outros para saber quais deram melhores resultados;
  3. Utilizar ferramentas digitais: para automatizar o processo, prefira soluções digitais como a Analytics da Apoio, como já citamos anteriormente. Nela, é permitido acompanhar tudo com painéis interativos em tempo real para a tomada de decisões mais estratégicas.

Os dados coletados e processados são capazes de oferecer métodos mais eficientes e padronizados. Para saber mais sobre esse assunto, leia também: Conheça 5 benefícios da padronização na gestão de compras hospitalares:

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