Conheça o que é e as vantagens da gestão de estoque de produtos consignados

A modalidade simplifica a gestão de estoque nas instituições, além de ajudar a reduzir custos. Confira mais informações neste post.

Conheça o que é as vantagens da gestão de estoque de produtos consignados

Se preocupar com a gestão de estoque é o mesmo que evitar gastos desnecessários e dar mais organização para as empresas, sejam as que trabalham com fluxo de mercadorias hospitalares ou de outros segmentos. E uma das modalidades para manter essa boa gestão é o estoque consignado. No post de hoje abordaremos as vantagens e características desta categoria.

 

O que é o estoque consignado?

É chamado de estoque consignado aquele modelo de “empréstimo” de produtos, que fica com o estabelecimento, e que pode ser do próprio fabricante ou de outra instituição. Na gestão de estoque consignado, os produtos que não forem revendidos podem ser devolvidos para o fornecedor (consignante) e isso traz muita economia para o vendedor (consignatário) e giro de suprimentos. 

O acordo pré-firmado entre os consignantes e consignatários acontece quando a aquisição é bem planejada, pensando nos processos de demandas para evitar o encalhamento dos produtos. Isso faz com que os proprietários das instituições usem o dinheiro otimizado para investir em outros itens.

 

Benefícios do estoque consignado

Na modalidade de consignação, os fornecedores liberam os produtos em quantidade pré-estabelecida, e caso o estoque fique parado, os suprimentos são devolvidos. Essa liberação dá espaço para fazer com que os itens com mais demandas tenham maior giro de estoque. Confira outros benefícios da gestão consignada:

 

  • Gera demanda o ano todo: o aumento do giro do estoque faz com que as vendas deixem de ser sazonais e passem a ter demanda de comercialização durante todo o ano;
  • Redução de custos: com o acordo, os produtos que não forem revendidos podem ser devolvidos sem mais custos para o fornecedor;
  • Dinamismo de estoque: há mais rotatividade de mercadorias de acordo com a necessidade de cada instituição;
  • Simplifica a gestão de estoque: otimiza os recursos operacionais, pois libera produtos que têm mais saída e evita o encalhamento e perda de dinheiro com itens que não estão sendo muito vendidos, fazendo o caixa rodar.

Há também subcategorias dentro do estoque consignado. São eles: 

 

  • Estoque em poder próprio: os produtos são vendidos pelo fornecedor, mesmo com o espaço cedido por outra loja ou instituição.
  • Estoque em posse de terceiros: nesta subcategoria, o fornecedor transfere a posse da mercadoria do terceiro, por tempo determinado.

 

Como a Apoio Cotações ajuda com estoque consignado?

Um dos gargalos das instituições de saúde é a compra exagerada de determinados suprimentos hospitalares, ou a falta de compra de outros mais urgentes por conta de dinheiro investido em compras encalhadas. 

Além do custo da comercialização, há também o fator de tempo de entrega hábil para receber os produtos indispensáveis e, por isso, é importante rever os insumos mais utilizados com frequência para que o Hospital gaste dinheiro com o que realmente importa, evitando custos desnecessários.

Com a Apoio Cotações você pode contar soluções que ajudam a planejar melhor a gestão de estoque da sua unidade. Para saber mais detalhes sobre gestão de estoque, clique aqui e fale com o nosso time.

;