O que é a metodologia Lean e quais os benefícios para a gestão de compras hospitalares?

Equilibrar a agilidade no processo de atendimento e manter a qualidade no serviço é o sonho de muitos gestores de diferentes áreas e essa realidade é possível graças a algumas soluções, a exemplo da metodologia Lean

O que é a metodologia Lean e quais os benefícios para a gestão de compras hospitalares?

O que ela significa, na prática, seus benefícios, as soluções da Apoio que ajudam neste fluxo e outras curiosidades sobre o conceito é o que vamos abordar neste post. 

 

O que é a metodologia Lean?

Administrar recursos com foco em evitar os desperdícios financeiros é um dos pilares da metodologia Lean. Traduzido como “enxuto”, o conceito de Lean tem como objetivo melhorar e otimizar os processos aplicados em qualquer segmento. 

Na gestão hospitalar, a metodologia ajuda a controlar os estoques de suprimentos, evitando excesso ou ausência de produtos essenciais para a manutenção das instituições, além de colaborar com a agilidade no tratamento de pacientes. 

A filosofia consiste em deixar as operações mais enxutas com base em estudo, tendências e práticas de organização de empresas. Ela se caracteriza pela capacidade de evitar o desperdício e há 7 deles para serem considerados. Confira quais são:

  1. Superprodução;
  2. Tempo de espera;
  3. Transporte;
  4. Excesso de processamento;
  5. Inventário;
  6. Movimento;
  7. Defeitos.

 

5 benefícios da metodologia Lean para a gestão hospitalar

Quando as instituições de saúde investem na metodologia Lean precisam ficar atentas para que todos os colaboradores estejam capacitados a aplicá-la de maneira mais eficiente. Entre os benefícios, estão:

  • Otimizar o tempo de espera no atendimento nas recepções médicas;
  • Melhorar a performance das instituições evitando desperdícios desnecessários de produtos;
  • Facilita a identificação de áreas que estão com algum problema para agir de forma mais precisa;
  • Reestruturação de setores para trazer melhores resultados tanto para quem trabalha como para quem é atendido nas unidades de saúde;
  • Administra o controle de estoque para mitigar falta ou excesso de suprimentos;

 

Como as soluções da Apoio Cotações podem colaborar com métodos Lean

Na Apoio Cotações o relacionamento entre fornecedores e colaboradores é otimizado com objetivo de tornar os fluxos mais rápidos e transparentes desde o momento do processo licitatório (BID), passando pela gestão de compras até o monitoramento e avaliação dos produtos com processos automatizados com Analytics.

Isso faz com que a cultura Lean seja aplicada a fim de otimizar os fluxos presentes nas instituições. A Apoio garante uma visão 360° da gestão de compras para evitar custos desnecessários. Fique por dentro das etapas de compras, reduzindo despesas e desperdício de tempo. Você também pode ler sobre o assunto no post: Como reduzir o estoque e evitar excessos da sua instituição de saúde?

 

Curiosidades sobre a origem da Metodologia Lean

O termo Lean surgiu na década de 80 na indústria automobilística para agilizar o processo de fabricação de veículos, aumentar a produtividade e reduzir os erros de superprodução. Já nos anos 90 a cultura foi aplicada na saúde com a expressão “Lean Healthcare”. 

O conceito hospitalar foca na identificação de falhas, demora de produtos ou atendimentos médicos, sejam eles em instituições públicas ou privadas. O Lean healthcare está presente em várias fases da jornada do paciente como recepção, cirurgias e até o tempo de transferência, entre outras etapas da saúde, proporcionando melhor desempenho e otimização de resultados.

;