O que observar ao comprar produtos OPME’s?

Confira dicas importantes para gerir compras de produtos com alto valor e que são essenciais em clínicas e hospitais: as OPME’s.

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As órteses, próteses e materiais especiais (OPME’s) são muito relevantes e utilizados em grandes hospitais e clínicas médicas. Elas são essenciais em vários tipos de procedimentos, em membros superiores, inferiores, órgãos e dentes, como, por exemplo: pinos, bengalas, drenos, marcapassos, material de sutura, implantes dentários, ligamentos ou até coração artificial.

Por serem de custos mais elevados, entre os demais insumos hospitalares, para as instituições de saúde, elas precisam de uma gestão bem estratégica de compras para avaliar a diferença dos preços e qualidade, já que interferem na rotina da vida e bem-estar dos pacientes. 

Neste post vamos abordar a importância de uma boa gestão de OPME, indicadores para compras e como a Apoio Cotações pode contribuir para economia e boas práticas de aquisição desses suprimentos hospitalares.

 

Qual a importância das OPME’s?

 

Os aparelhos que dão aparatos para corrigir ou minimizar algum tipo de dificuldade no corpo também chamadas de OPME’s são responsáveis pelos tratamentos terapêuticos, odontológicos, médicos e de reabilitação, nos hospitais de médio e grandes portes e nas clínicas médicas ou odontológicas.

As boas práticas da aquisição desses suprimentos hospitalares ajudam a economizar, pois permitem o acompanhamento dos valores e quais fornecedores trabalham com melhor tempo de entrega e custo- benefício. Além disso, garantem mais segurança para quem compra materiais com custo alto e que sejam comprados no período e quantidade corretas.

Outro ponto a ser avaliado pelas unidades de saúde é o armazenamento ideal para guardar as órteses, próteses e materiais especiais, para não prejudicá-los no quando forem utilizados ou aplicados nos pacientes em cirurgias ou outros tipos de procedimentos médicos.

 

5 Indicadores para serem avaliados na gestão de OPME

 

De acordo com a legislação brasileira, a gestão das OPME’s precisa de alguns requisitos. E eles são considerados indicadores importantes para os compradores. São eles:

1- Serem legalmente registradas na Anvisa, conforme as disposições da Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976, dentro de seu prazo de vigência, com indicação técnica de uso registrada na bula do produto; 

2- Serem realizadas por fabricante ou distribuidor legalmente habilitado para a comercialização no país;

3- A solicitação de OPME a qualquer fornecedor e o seu recebimento, no estabelecimento de saúde, são atividades preferencialmente da estrutura administrativa qualificada para tais atos; 

4- A dispensa de OPME para reabilitação deve ocorrer em um centro especializado de reabilitação ou o paciente deve ser encaminhado a um estabelecimento de saúde que ofereça esse serviço;

5- Cabe à instituição realizar periodicamente  auditorias nas OPMEs é uma medida inteligente que beneficiará a instituição no gerenciamento do impacto financeiro. 

 

Para o cumprimento do indicador 5, é importante considerar pessoas técnicas para fazer auditorias e avaliação da boa gestão de órteses, próteses e materiais especiais. O objetivo é manter bons resultados médicos e evitar o desperdícios, já que o orçamento das compras de OPME’s são bastante altos.

 

Como a Apoio Cotações pode colaborar com as boas práticas de OPMEs’ e seus indicadores ?

 

Contar com soluções tecnológicas ajuda nos processos de agilidade, segurança, economia e acompanhamento das compras das OPME’s. E na Apoio Cotações, os hospitais e clínicas médicas e odontológicas podem contar com a modalidade de gestão de órteses, próteses e materiais especiais.

Além da transparência, ela permite o controle do estoque e na tomada de decisões, oferecendo também a gestão de consignado para as instituições só pagarem os itens que utilizarem, podendo devolver os que não forem úteis, de acordo com regras estabelecidas entre fornecedores e compradores. 

A Apoio Cotações contribui para que a sua unidade de saúde otimize a gestão de estoque e monitore o controle dos desperdícios e evitando compras desnecessárias. Quer saber mais? Marque uma conversa com de nossos especialistas: 

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Leia também: Como as boas prática de gestão de OPME garantem mais organização e ajudam a reduzir os custos nas instituições de saúde

 

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