Como as boas práticas da gestão de OPME garantem mais organização e ajudam a reduzir os custos nas instituições de saúde
Conheça 5 motivos para manter as boas práticas para gestão mais segura, eficiente e econômica
Para melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas que estão com alguma alteração em membros superiores, inferiores, dentes, órgãos ou tecidos, alguns recursos tecnológicos podem ser utilizados. É o caso de órteses, próteses e materiais especiais (OPME), aparelhos que dão aparatos para corrigir ou minimizar algum tipo de dificuldade no corpo.
Os OPMEs podem ser utilizados tanto por médicos como por odontólogos. Mas quais as diferenças entre órteses e próteses? Quais os benefícios de boas práticas para a gestão da sua unidade? Vamos te explicar agora.
Diferença entre órteses x próteses x materiais especiais
Imagine que o paciente perdeu parte da perna ou do braço, ou a seguinte situação: perdeu um dente e deseja fazer um implante ou ainda há a necessidade de usar uma muleta para melhorar a locomoção. Todos esses acessórios são considerados OPMEs.
A diferença é que as órteses são os aparelhos de uso provisório, os quais permitem alinhar, corrigir e resolver algum problema que não precise de intervenção cirúrgica. Por exemplo: bengalas, drenos, marcapasso, material de sutura.
Já as próteses são utensílios que substituem de forma parcial ou total algum membro, tecido ou órgão e precisam de algum procedimento cirúrgico para isso, como pinos, implantes dentários, ligamentos ou coração artificial.
E os materiais especiais são aqueles insumos utilizados para intervenção de tratamentos terapêuticos, odontológicos, médicos e de reabilitação, como os cateteres, materiais de videolaparoscopia e introdutores.
Por que manter a gestão de boas práticas de OPME?
Todos os OPMEs são considerados importantes nas instituições de saúde. Manter o gerenciamento de estoque com os aparelhos não apenas ajuda a reduzir o desperdício, como também garante a segurança de ter a quantidade adequada dos suprimentos e evita atrasos de faturamento.
Para assegurar as boas práticas da gestão de OPME, a sua organização pode contar com a tecnologia das soluções tecnológicas da Apoio Cotações. A plataforma digital permite cotações especializadas para a conexão entre compradores e fornecedores de produtos hospitalares, além de otimizar as compras, sejam em próteses, órteses e materiais especiais ou outros tipos de suprimentos para a sua empresa de saúde.
5 benefícios para as melhores práticas de compras de próteses, órteses e materiais especiais
Investir em um planejamento de boas práticas da gestão de OPME é proporcionar mais economia e eficiência no gerenciamento de compras dos insumos hospitalares. E quando falamos deste conceito, trata-se da combinação entre os setores financeiros, para reduzir os custos e mais organização nas demandas do estoque da sua clínica ou hospital. Confira 5 benefícios das boas práticas:
- Logística: garante pela plataforma da Apoio a possibilidade de saber a localização dos fornecedores e rastreamento dos materiais registrados pelos lotes comprados;
- Custo-benefício: por meio da cotação sua compra é mais assertiva e avalia o melhor valor e insumos de qualidade;
- Acompanhamento: permite a realização dos pedidos e monitoramento desde a solicitação até a data de entrega;
- Otimização: facilita o processo e compra do OPME, desde a cotação com fornecedores até o registro das compras;
- Agilidade: evita o atraso no faturamento e agiliza o processo de aquisição com a plataforma.
Outra vantagem é que, na Apoio Cotações, sua segurança é resguardada com fornecedores com produtos que têm exigências dos órgãos reguladores como ANS e Anvisa. Para saber mais sobre redução de custos, evitar desperdício na gestão de compras e organização do estoque com as boas práticas de OPME, fale com um especialista da Apoio.