Por que manter gestão de compras em hospitais filantrópicos no Brasil?
Saiba como as instituições de saúde filantrópicas ajudam a desafogar as demandas do SUS e a importância de conseguir manter uma boa gestão de compras hospitalares
Os Hospitais Filantrópicos são organizações privadas, mas sem fins lucrativos, que são contratadas pelos gestores públicos para prestação de serviços ao SUS. Essas instituições servem como um braço para o atendimento público à população de forma gratuita.
E de acordo com a Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil (CMB), cerca de 70% das Instituições Filantrópicas são responsáveis pelos procedimentos de média e alta complexidade oferecidos pelos SUS, no país, ou seja, há alta demanda operacional nessas entidades brasileiras na rotina do dia a dia.
Neste post, serão abordados os pontos em comum e os que os diferenciam das unidades de investimento privado. Além disso, terá dicas sobre a administração dos gastos na aquisição de insumos hospitalares.
Como é a experiência nos Hospitais Filantrópicos do Brasil?
Os Hospitais Filantrópicos enfrentam um grande desafio. A necessidade de doações para se manter e, neste contexto, há a indispensabilidade de conseguir uma boa gestão de compras comprometida e organizada para evitar o desperdícios dos recursos doados.
A melhor saída é otimizar os investimentos nos processos automatizados e encontrar fornecedores com menor taxa de entrega, preço dos suprimentos hospitalares e tempo.
Para ter esse custo operacional reduzido com os recursos limitados é fundamental a logística e comparar os valores para evitar compras emergenciais ou retrabalho.
Confira abaixo quais os pontos semelhantes e diferentes entre as instituições de saúde filantrópicas e as particulares:
Pontos semelhantes |
Pontos diferentes |
Manter bons relacionamentos com os fornecedores; |
Recursos incertos (pode ser muito ou pouco, depende do investimento e época); |
Eliminar desperdícios de dinheiro e produtos; |
Planejamento das compras antecipadas (dificilmente há recursos sobrando nas unidades filantrópicas para comprar muito antecipadamente); |
Estratégias de organização para o cumprimento dos prazos de entregas e documentações para as compras dos insumos hospitalares; |
Compras mais assertivas com foco no que realmente está faltando; |
Constante avaliação do estoque; |
Compras mais emergenciais |
Para uma gestão mais eficiente e econômica, seja para um hospital com mais ou menos recursos, a sua operacionalidade deve estar em prol do bem-estar dos pacientes e colaboradores.
As estratégias de alinhamento dos fluxos da gestão de compras de um Hospital Filantrópico é um tópico que necessita de bastante atenção, tendo em vista que os custos da cadeia de suprimentos representam mais de um terço das despesas operacionais de uma instituição.
Como investir em soluções digitais para minimizar os gastos e melhorar o desempenho das Instituições Filantrópicas?
O aspecto financeiro, como vimos anteriormente, é instável e o maior desafio de uma instituição filantrópica. Por isso, é preciso contar com uma performance mais assertiva e eficiente, evitar desperdícios é sempre o melhor caminho.
E as soluções com fluxos automatizados, além de desburocratizar e agilizar os pedidos de compras, garantem menos custos.
Com as ferramentas digitais da Apoio, as unidades acompanham em tempo real as etapas dos processos, realizam cotações em grupo e avaliam tudo no Analytics com painéis interativos e o status da gestão de compras.
Com a Apoio, os gestores identificam os gargalos e ampliam a eficácia na qualidade dos processos, reduzindo desperdícios com giros de estoque desnecessários. Além de poder contar com indicadores e emissão de relatórios para controlar com mais organização o gerenciamento da unidade de saúde.
Outra opção é trabalhar com produtos consignados. Leia também: Conheça o que é e as vantagens da gestão de estoque de produtos consignados
Para mais informações, agende uma conversa com um especialista da Apoio: