Como se preparar para aumentar o estoque em períodos sazonais?

Saiba diferenciar períodos normais e sazonais e dicas para aumentar o estoque. Além de evitar gastar ajuda a se prevenir de mais demanda na unidade de saúde

Como se preparar para aumentar o estoque em períodos sazonais?

É comum, após as festas de fim de ano e Carnaval, ter um aumento na procura por hospitais, por conta de algum vírus, doenças epidêmicas ou até casos suspeitos de Covid. Por isso, os gestores dos hospitais devem ficar atentos ao estoque de insumos hospitalares nestas épocas.

Dicas e soluções digitais que podem ajudar neste tipo de situação serão abordados neste blogpost. Confira:

 

5 dicas para manter suprimentos hospitalares suficientes

De acordo com o Sindicato dos Hospitais de São Paulo (Sindhosp), houve um aumento de 76% de hospitalizações de coronavírus no final de 2023, o que provocou mais procura por serviços de emergências, consultas e até internações. Diante deste fato, os fornecedores devem se preparar para a solicitação de mais pedidos dos hospitais nessas datas.

Entre os insumos mais solicitados com o aumento dos pacientes nas unidades de saúde estão os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como álcool, máscaras e luvas. A demanda também pode ser maior de agulhas ou medicamentos mais comuns recomendados pelos médicos em caso de viroses.

Separamos 5 dicas para os gestores das instituições de saúde se prepararem nesta época, para evitar o encalhamento de suprimentos desnecessários e minimizar falhas de escassez de outros.

  1. Automatize a reposição de estoque e tenha mais produtividade do que a gestão manual;
  2. Períodos sazonais (Carnaval, festas, Reveillon, São João, epidemias) é importante avaliar os produtos que mais precisam de reabastecimento;
  3. Faça análise periódica para ver os processos de compras e entrega a fim de buscar os melhores fornecedores;
  4. Revise os indicadores de desempenho para entender quais insumos têm encalhamento e quais estão em escassez;
  5. Mantenha sempre o armazenamento adequado no caso de alta demanda para estocar os produtos hospitalares de maneira correta e durar mais tempo;

 

A Apoio Cotações atua com soluções para resolver problemas de estoque em períodos sazonais

Como já citamos neste post, alguns fatores em épocas já conhecidas podem ser previstos, como as festas, mas em algumas situações como epidemias, não é previsível quando será acometida e qual tipo de doença terá alto índice. Para esse tipo de situação não prevista, as instituições de saúde que não desejam gastar sem se planejar, podem contar com o estoque consignado dos produtos.

Esse modelo determina que os suprimentos hospitalares fiquem com o estabelecimento, podendo ser do próprio fabricante ou de outra instituição. Na gestão de estoque consignado, os produtos que não forem revendidos podem ser devolvidos para o fornecedor (consignante) e isso traz muita economia para o vendedor (consignatário) e mais giro de estoque.

Para saber mais detalhes sobre essa solução é só ler este outro post: Conheça o que é e as vantagens da gestão de estoque de produtos consignados

Outra alternativa seria a solução compras em grupo. A ferramenta permite a gestão de vários CPNJs em um só ambiente, garantindo preços mais competitivos e economia em escala. A cotação coletiva com várias instituições parceiras ajuda a reduzir os custos e garante ainda aquisição planejada ou emergencial de forma rápida e segura.

Na Apoio Cotações, as unidades de saúde podem acompanhar tudo com transparência nos fluxos e com a análise de dados. Para saber mais detalhes, marque uma conversa com um de nossos especialistas.

;