O que é biossegurança e qual a sua importância para a gestão de compras?

Confira o significado do termo e como as soluções da Apoio Cotações podem colaborar para a biossegurança da sua instituição

O que é biossegurança e qual a sua importância para a gestão de compras?

Todas as empresas que prezam pela responsabilidade, qualidade do serviço e que priorizam a segurança de seus funcionários, produtos ou outras pessoas, precisam considerar a prática da biossegurança. Vamos explicar neste post as diretrizes do conceito, soluções da Apoio Cotações que trazem benefícios para gestão de compras, além de curiosidades sobre o tema.

 

O que significa biossegurança?

A biossegurança nada mais é que o conjunto de boas práticas para preservar, prevenir e minimizar os riscos de ocorrências que podem comprometer a saúde humana, dos animais e do meio ambiente e de trabalho. Ela interfere na qualidade dos serviços desempenhados para promover a segurança e bem-estar dos colaboradores e das instituições. As diretrizes da biossegurança são pautadas na Lei 11.105/05.

“O princípio da precaução determina que se uma ação pode originar algum dano, não se pode negligenciá-la. Deve-se agir quando houver ameaças de danos sérios e irreversíveis, ainda que haja incertezas sobre as evidências”. 

O conceito é fundamentado em 4 pilares:

  1. Pessoas no centro;
  2. Segurança do paciente;
  3. Abordagem por processos;
  4. Aprendizagem e melhorias contínuas.

 

Como a Apoio Cotações colabora com a biossegurança nas instituições de saúde

O conceito ajuda a impulsionar as práticas de biotecnologias mais seguras e modernas e na gestão de compras de produtos hospitalares não é diferente. Na Apoio Cotações existem soluções digitais capazes de abranger a biossegurança, entre elas a gestão de OPME e Apoio Provision.

Manter o gerenciamento de estoque com órteses, próteses e materiais especiais (OPME), não apenas ajuda a reduzir o desperdício, como também garante a segurança de ter a quantidade adequada dos suprimentos e evita atrasos de faturamento nas unidades de saúde, assegurando que o paciente receba os aparelhos adequados para a sua vida ou funcionalidade motora. 

Para entender melhor sobre esse tópico é só ler o post: Como as boas práticas da gestão de OPME garantem mais organização e ajudam a reduzir os custos nas instituições de saúde.

E no caso da Apoio Provision, a solução permite a otimização da gestão por meio de diretrizes que evitam excessos ou faltas, além de conciliar o planejamento estratégico e o gerenciamento de estoque. 

Os processos automatizados evitam o desperdício de papel, agilizam as negociações, acompanham os preços e a gestão de estoque digital. Além desses benefícios financeiros, eles ajudam na biossegurança, minimizando os riscos de falta de suprimentos de saúde para os pacientes que tanto precisam de utensílios, desde materiais para cirurgias até para o tratamento do dia a dia nas instituições de saúde. 

Os colaboradores como, por exemplo, os que trabalham diretamente em hospitais tratando pessoas com doenças contagiosas, precisam estar bem equipados com EPIs, pois garantem a segurança e evitam riscos irreversíveis de transmissão e de vida. Manter essas boas práticas de biossegurança assegura tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde. Confira também o texto sobre 5 dicas para tornar a gestão de compras mais eficiente.

 

Curiosidades sobre a Biossegurança

O termo surgiu em 1975, mas a institucionalização da biossegurança no Brasil se iniciou no começo da década de 80, quando o país participava do Programa de Treinamento Internacional de Biossegurança da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já em 1985, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveu o primeiro curso de biossegurança no Brasil. Mas a Lei só foi publicada em 1995 e, após a sua revogação, foi determinada a Lei que está em vigor até hoje, a 11.105/05 de 2005.

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