O que é ESG e como surgiu a sigla?

Veja neste post dicas e quais o benefícios do ESG para as instituições

105452202405066638e12c76bba.png

Antes de falar sobre os benefícios, tendências e aplicações do ESG em uma empresa, vamos abordar o significado da sigla, sua origem e a relevância para todos os setores da nossa sociedade. Confira mais informações no nosso post.

 

Aplicação do ESG nas empresas

O termo ESG vem de Environmental, Social and Governance, que, em tradução livre, significa Ambiental, Social e Governança Corporativa. Sintetizando, é o compromisso em manter práticas sustentáveis, sem degradação do meio ambiente e investindo em transparência e ética profissional.

O termo ESG surgiu primeiro em 2004 com a ideia de ser um desafio para os grandes líderes das maiores empresas mundiais. O desafio seria que, em até 2030, reduzissem em 45% as emissões de gás carbônico através de ações ambientais dentro das organizações. 

Na época, o conceito foi defendido pelo ex-secretário-geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), Kofin Annan. Ele propôs às empresas a assinatura de contratos e investimentos nos 3 pilares:

  • Ambiental: ligados à sustentabilidade, biodiversidade e mais utilizações de recursos naturais;
  • Social: iniciativas voltadas aos direitos humanos, trabalhistas e satisfação do cliente e colaborador;
  • Governança: ações destinadas às condutas das empresas, como ética, transparência e gestão interna.

 

6 iniciativas que ajudam a aplicar o ESG na instituição

A responsabilidade e o compromisso das empresas fincadas a esses pilares do ESG são de extrema importância para as instituições que desejam alcançar notoriedade e  credibilidade frente ao mercado. 

 

Confira agora 6 das diversas iniciativas que ajudam na aplicação da cultura do ESG nas instituições.

  1. Estratégias corporativas: estabelecer métricas e resultados de ações nos 3 pilares;
  2. Contribuir com projetos sociais: ações que estimulem melhores práticas de sustentabilidade, evitando desperdícios de materiais;
  3. Garantir condutas transparentes: deixar os dados relevantes da empresa disponíveis para os colaboradores e clientes como, por exemplo, ter um portal da transparência com informações;
  4. Cuidado com emissões de gás carbônico;
  5. Conscientização de recursos naturais: ações com canecas, menos uso de descartáveis e papel;
  6. Acesso às cartilhas e manuais com direitos e deveres dos colaboradores, além de promoções de iniciativas de reconhecimento, satisfação e bem-estar de todos trabalhadores.

 

Quais os benefícios da cultura ESG nas instituições?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, 75% dos investidores globais aplicaram os indicadores ESG em pelo menos um quarto dos seus investimentos totais. E todas as empresas avaliam as concorrentes seguindo os critérios de funcionalidade de promoções de boas práticas de ESG.

Há benefícios não só de reputação global, mas financeiros para as organizações. Entre eles estão:

  • Fortalecimento de marca: uma instituição que preza pelos valores, missão e preocupações tem seu nome como referência para o setor interno e externo, além de garantir mais visibilidade - bem avaliada - no mercado;
  • Satisfação dos funcionários: uma organização que se dedica aos pilares de bem-estar e de transparência com sua equipe consegue mais produtividade dos colaboradores;
  • Impacto social: o reconhecimento de líderes mundiais e da sociedade com o uso de práticas assertivas e benéficas para o meio ambiente;
  • Redução de custos: evita o desperdício com o uso de papel e outros materiais, economizando nessas áreas para investir em outros setores da empresa. E também minimizando os gastos com uso da reciclagem.

 

Como o ESG interfere positivamente nas instituições de saúde?

Evitar o uso exagerado de papel nas organizações é ajudar no combate ao desperdício de documentos físicos. No caso das instituições de saúde, a alta demanda de arquivos e dados dos pacientes é inevitável para o atendimento. E ter o controle destes dados garante uma melhor gestão de processos.

Os documentos são imprescindíveis em uma unidade de saúde, seja para utilização de uma prescrição do paciente, prontuário médico, exames, taxas de saúde, histórico hospitalar, até assuntos financeiros como a autorização do plano, assinaturas, notas fiscais, reembolso, compras de suprimentos hospitalares, entre outros.

Esses fluxos de registros de forma manual interferem diretamente na cultura ESG. Para desviar desta situação e continuar registrando todos esses trâmites, é crucial utilizar ferramentas digitais para desenvolver os processos e otimizar o tempo gasto e ainda garantir mais segurança na preservação dos dados.

Como foi dito anteriormente, as diretrizes que integram os fatores sociais, ambientais e de governança começaram há 20 anos, mas, ao longo dos 10 últimos anos, têm ganhado relevância e mais força graças à adesão e incentivo às práticas pelas grandes empresas.

 

Como a Apoio ajuda com o ESG?

Como foi dito anteriormente, o desempenho dos resultados das empresas de saúde se aplica às soluções digitais. E a Apoio é uma plataforma que conecta instituições a fornecedores com ferramentas de transformação digital e transparência no processo de compras, acompanhamento de pedidos, pagamentos, entregas e licitações.

A otimização de fluxos acontece com a automatização de negociação de preços, estoque e gestão de compras hospitalares. 

A implementação de soluções como Analytics e Pregão Eletrônico (BID) ajudam a resolver situações de uma instituição de forma assertiva e eficiente.

Desde a análise das informações e acompanhamento de dados até o andamento das licitações por meio de plataformas digitais e transparentes, evitando assim, o uso de papéis e possíveis perdas de documentos físicos.

Além disso, o objetivo é ter mais controle do status de um pedido, a compra em si, dados dos fornecedores e o prazo de entrega. Um exemplo, na prática, de como a Apoio Cotações ajuda as unidades de saúde com a cultura ESG é o case da Unimed Capixaba, no Espírito Santo. Confira o conteúdo completo: 

 

Unimed Sul Capixaba otimiza gestão de compras através da Apoio 

 

Leia também: 

 

Conheça os benefícios da transparência na gestão de compras hospitalares

Notícias Apoio

;