Planejamento para 2025: como organizar a gestão de suprimentos hospitalares
Veja dicas para o planejamento da sua instituição de saúde com previsibilidade de períodos sazonais e tendências para os suprimentos hospitalares.
A tarefa de planejar o passo a passo da gestão de suprimentos para o ano seguinte não é fácil. Mas se sua instituição de saúde já está pensando nisso, este blog traz dicas, tendências e desafios sazonais para o planejamento do orçamento de 2025. Confira!
6 Dicas para iniciar o planejamento para 2025
O ano já está chegando ao fim e é importante avaliar tudo que passou para se organizar para os próximos 12 meses seguintes. Separamos 6 dicas para o planejamento de 2025 na sua unidade de saúde:
- Bom planejamento financeiro: as demais dicas dependem diretamente do orçamento anual para não estourar os gastos e sua instituição ficar no vermelho, então a primeira preocupação é visitar a previsão de investimento para distribuição ao longo do ano;
- Defina metas: após analisar a situação financeira atual, deve-se investir em estratégias para alcançar bom estoque para o próximo ano sem comprometer a renda anual ou desperdícios com o excesso de pedidos;
- Acompanhar o controle de despesas: mantenha o registro em plataformas digitais sobre os gastos com novas aquisições e até as compras consideradas emergenciais;
- Se possível, crie uma reserva de emergência: tente destinar uma fonte de reserva para os gastos para os períodos considerados atípicos e fora do radar, como, por exemplo, um surto de pandemia inesperada;
- Faça reajuste quando necessário: caso o planejamento saia do controle do orçamento anual é sempre bom reavaliar a destinação e redistribuição dos gastos;
- Ficar de olho nas tendências: é sempre bom ficar de olho nas atualizações do mercado para avaliar as novas tendências de tecnologia, novos insumos, epidemias ou outros eventos.
Tendências de gestão de suprimentos
Como citamos nas 6 dicas acima, para o planejamento de 2025, é importante ficar atento às tendências que estão acontecendo no mercado. Entre elas:
- Uso de tecnologia e ferramentas de automação: o módudo Apoio Provision e a funcionalidade Analytics da Apoio ajudam a acompanhar o status de entregas, compras, pagamentos e outros dados, além da gestão de estoque;
- Uso de prática ESG: as empresas estão se preocupando cada vez mais com as práticas sustentáveis e, saber valorizar essas ações, ajuda a conquistar ainda mais a credibilidade dos pacientes, pois de acordo com os resultados da pesquisa "Vida Saudável e Sustentável 2020: Um Estudo Global de Percepções do Consumidor, realizada pelos Instituto Akatu e GlobeScan, os dados comprovam que cerca de 80% dos consumidores têm interesse em empresas que ajudam questões socioambientais;
- Análise de dados: segundo Peter Sondergaard, “os dados são a gasolina do século XXI”. Com as informações disponíveis, é possível alocar os custos da melhor forma e evitar os desperdícios de suprimentos de estoque com práticas mais assertivas.
Conforme citadas como algumas das tendências mais destaques da gestão de insumos hospitalares para os próximos anos, todas elas estão diretamente ligadas a resultados de eficiência e economia para as instituições de saúde. E quem está à frente das unidades e do setor de compras deve se capacitar e atualizar sempre com as novidades do mercado.
Desafios sazonais da cadeia de suprimentos hospitalares
A cadeia de suprimentos hospitalares bem organizada e planejada proporciona inúmeros benefícios, podendo destacar a redução de custos, melhor satisfação do cliente, aumento de eficiência, porém é importante identificar possíveis rupturas na cadeia, entre elas:
1- Escassez de insumos hospitalares com compras realizadas em cima da hora;
2- Produtos de péssima qualidade com a contratação de fornecedores desconhecidos;
3- Demora na entrega dos produtos hospitalares.
É fundamental contar com uma plataforma que ajude no processo de confiança, rapidez e transparência em todos os fluxos de compras com fornecedores para evitar essas e outras rupturas.
Sobre as compras sazonais como, por exemplo, festas de final de ano, Carnaval, São João, e outras, é importante avaliar os insumos encalhados e os que estão em escassez no estoque. Além disso, é imprescindível ter cuidado no local de armazenamento para estocagem por mais tempo do ano.
Contar com compras consignadas é uma saída, sejam elas fixas ou temporárias, as quais só são pagas à medida que determinadas quantidades são usadas pelas instituições de saúde, e faturadas pelos fornecedores.
Como as soluções da Apoio podem contribuir com a organização e previsibilidade para o planejamento do próximo ano
A tecnologia é uma grande aliada para manter a organização financeira e direcionar as ações anuais. “O Apoio Provision ajuda a automatizar o planejamento. Se for realizar isso com outros sistemas, eles não atuam com sazonalidade e tendência de consumo, nem com o aumento ou diminuição e não eliminam os picos de compras e nem as faltas, provocando assim, as compras com urgências. Com a solução Apoio Provision, a tecnologia ajuda a analisar todas as variáveis do processo”, destaca o Gerente Comercial, Mercado e Cliente da Apoio, Michael Almeida.
Ainda de acordo com Michael, o Apoio Provision passará por um upgrade para 2025 para fortalecer mais a gestão de suprimentos hospitalares. Atualmente, a solução auxilia na otimização de fluxos, que minimizam o excesso ou faltas de produtos com estratégias automatizadas de gerenciamento do estoque.
Ela permite também a avaliação de resultados em tempo real com a utilização de filtros para buscar dados de compras.
“O planejamento é a chave do negócio, por exemplo, muitos fornecedores entram em recesso ou férias nos meses de dezembro ou janeiro e com isso, é necessário antecipar os pedidos de produtos. Além disso, em janeiro e fevereiro, o nordeste, é uma das regiões mais procurados por turistas, e as instituições de saúde destes lugares devem se preparar para o período sazonal, que podem ocasionar mais riscos de gripes, viroses, alergias e internações, ou seja, mais casos de urgência, demandando de mais insumos hospitalares”.
Quer tirar mais dúvidas de como se planejar para o próximo ano com outras soluções da Apoio? Então fale agora com um de nossos especialistas: https://site.apoiocotacoes.com.br/contato