Por que evitar erros na gestão de compras das unidades de saúde?
Confira os riscos para os resultados financeiros e administrativos e como evitar os erros na gestão de compras.
Desenvolver e manter as boas práticas na gestão de compras de uma instituição de saúde é imprescindível. É importante para redução de custos, trabalhar com fornecedores qualificados e prazos de entrega, respeitando o contrato e o controle do estoque dos suprimentos hospitalares, evitando assim, a escassez ou excesso dos produtos.
No post de hoje, vamos abordar 3 erros frequentes na gestão de compras, suas consequências para a instituição e como a Apoio Cotações pode ajudar com isso.
Quais são os 3 erros que devem ser evitados na gestão de compras
Há vários erros que devem ser evitados na gestão de compras para não provocar prejuízos financeiros e interferir nos resultados da organização administrativa das instituições de saúde. Mas confira agora 3 dos principais:
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Falta de conhecimento ou manejo na negociação:
Não saber negociar o preço dos produtos pode ser um risco. Não é apenas o baixo custo, mas também a qualidade que o produto oferece, afinal, atuar em uma instituição de saúde é lidar diretamente com a vida de uma pessoa. -
Não se planejar:
A falta de investimentos em ferramentas tecnológicas para identificar quais itens estão precisando de reposição ou estão em excesso também é um risco. Precisa ser tudo planejado para não causar prejuízos financeiros maiores; -
Contratar fornecedores desconhecidos:
A aquisição em grande escala é uma preocupação, pois reflete diretamente na reputação e credibilidade de quem está fornecendo os produtos com qualidade e tempo de entrega hábil.
Consequências das falhas na gestão de compras
Em decorrência de alguns erros cometidos na organização de aquisição de novos suprimentos hospitalares podem surgir consequências diretas e indiretas para os hospitais ou clínicas. Como por exemplo:
- A escassez de algum produto importante;
- Compra de produtos sem qualidade;
- Atraso no prazo de entrega dos insumos hospitalares;
- Falta de comunicação entre fornecedores e instituições;
- Compras onerosas por falta de negociações estratégicas, seja individual ou em grupo.
O objetivo do planejamento das empresas é conquistar produtos, equipamentos ou serviços com preços competitivos e melhores para o seu negócio. Para isso é necessário direcionar os gastos com responsabilidade e atenção.
Como a Apoio Cotações pode ajudar a evitar erros na gestão de compras hospitalares
Segundo levantamento de especialistas na área, cerca de 50% a 80% do valor de compras representam o total de gastos de uma empresa na sua receita bruta. Ou seja, saber aplicar bem o dinheiro gasto em investimentos ajuda a reduzir custos para o fluxo de caixa e interfere no lucro de uma instituição.
Uma dica importante para minimizar os gastos é acompanhar os KPI’s, que são indicadores de desempenho como: economia gerada na compra em descontos, nível de entrega, evolução do preço, produtividade, satisfação do cliente e quantidade de suprimentos adquiridos nos últimos anos.
Uma das fases de compras mais importantes para o comprador chama-se negociação. O poder de barganhar valores mais baixos dos fornecedores já evita perdas de lucros a pequeno e longo prazo, já que algumas compras são feitas com maior frequência e outras em um espaço mais considerável de tempo, dependendo da demanda.
Uma solução eficaz que a Apoio Cotações oferece para seus parceiros é a modalidade: compras em grupo . A ferramenta permite a gestão de compras por várias empresas (mais de um CPNJ) em um só ambiente, garantindo preços mais competitivos e economia em escala, beneficiando duas ou mais instituições de saúde.
Uma das vantagens de comprar em grupo é garantir a transparência nas transações, preços competitivos e a criação de uma central virtual de compras para administrar demandas agrupadas.
Na Apoio Cotações, sua instituição de saúde pode contar com o acompanhamento de relatórios relativos aos resultados dos processos, por unidade de compra.
Outra solução da Apoio para evitar falhas na gestão de compras é a Provision . Ela proporciona a otimização da gestão, por meio de diretrizes que evitam excessos ou faltas, além de conciliar o planejamento estratégico e o gerenciamento de estoque em um só lugar.
Tudo isso, entendendo o giro de estoque e a necessidade de consumo de determinados materiais hospitalares e seu reabastecimento. Para saber mais detalhes, fale com um de nossos especialistas:
https://site.apoiocotacoes.com.br/seja-fornecedor