Por que evitar erros na gestão de compras das unidades de saúde?

Confira os riscos para os resultados financeiros e administrativos e como evitar os erros na gestão de compras.

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Desenvolver e manter as boas práticas na gestão de compras de uma instituição de saúde é imprescindível. É importante para redução de custos, trabalhar com fornecedores qualificados e prazos de entrega, respeitando o contrato e o controle do estoque dos suprimentos hospitalares, evitando assim, a escassez ou excesso dos produtos. 

No post de hoje, vamos abordar 3 erros frequentes na gestão de compras, suas consequências para a instituição e como a Apoio Cotações pode ajudar com isso. 

 

Quais são os 3 erros que devem ser evitados na gestão de compras

 

Há vários erros que devem ser evitados na gestão de compras para não provocar prejuízos financeiros e interferir nos resultados da organização administrativa das instituições de saúde.  Mas confira agora 3 dos principais:

 

  1. Falta de conhecimento ou manejo na negociação:

    Não saber negociar o preço dos produtos pode ser um risco. Não é apenas o baixo custo, mas também a qualidade que o produto oferece, afinal, atuar em uma instituição de saúde é lidar diretamente com a  vida de uma pessoa.
  2. Não se planejar:

    A falta de investimentos em ferramentas tecnológicas para identificar quais itens estão precisando de reposição ou estão em excesso também é um risco. Precisa ser tudo planejado para não causar prejuízos financeiros maiores;
  3. Contratar fornecedores desconhecidos:

    A aquisição em grande escala é uma preocupação, pois reflete diretamente na reputação e credibilidade de quem está fornecendo os produtos com qualidade e tempo de entrega hábil.

 

Consequências das falhas na gestão de compras

Em decorrência de alguns erros cometidos na organização de aquisição de novos suprimentos hospitalares podem surgir consequências diretas e indiretas para os hospitais ou clínicas. Como por exemplo:

 

-  A escassez de algum produto importante;

- Compra de produtos sem qualidade;

- Atraso no prazo de entrega dos insumos hospitalares;

- Falta de comunicação entre fornecedores e instituições;

- Compras onerosas por falta de negociações estratégicas, seja individual ou em grupo.

O objetivo do planejamento das empresas é conquistar produtos, equipamentos ou serviços com preços competitivos e melhores para o seu negócio. Para isso é necessário direcionar os gastos com responsabilidade e atenção. 

 

Como a Apoio Cotações pode ajudar a evitar erros na gestão de compras hospitalares

Segundo levantamento de especialistas na área, cerca de 50% a 80% do valor de compras representam o total de gastos de uma empresa na sua receita bruta. Ou seja, saber aplicar bem o dinheiro gasto em investimentos ajuda a reduzir custos para o fluxo de caixa e interfere no lucro de uma instituição.

Uma dica importante para minimizar os gastos  é acompanhar os KPI’s, que são indicadores de desempenho como: economia gerada na compra em descontos, nível de entrega, evolução do preço, produtividade, satisfação do cliente e quantidade de suprimentos adquiridos nos últimos anos.

Uma das fases de compras mais importantes para o comprador chama-se negociação. O poder de barganhar valores mais baixos dos fornecedores já evita perdas de lucros a pequeno e longo prazo, já que algumas compras são feitas com maior frequência e outras em um espaço mais considerável de tempo, dependendo da demanda.

Uma solução eficaz que a Apoio Cotações oferece para seus parceiros é a modalidade: compras em grupo . A ferramenta permite a gestão de compras por várias empresas (mais de um CPNJ) em um só ambiente, garantindo preços mais competitivos e economia em escala, beneficiando duas ou mais instituições de saúde.

Uma das vantagens de comprar em grupo é garantir a transparência nas transações, preços competitivos e a criação de uma central virtual de compras para administrar demandas agrupadas. 

Na Apoio Cotações, sua instituição de saúde pode contar com o acompanhamento de relatórios relativos aos resultados dos processos, por unidade de compra.

Outra solução da Apoio para evitar falhas na gestão de compras é a Provision . Ela proporciona a  otimização da gestão, por meio de diretrizes que evitam excessos ou faltas, além de conciliar o planejamento estratégico e o gerenciamento de estoque em um só lugar.

Tudo isso, entendendo o giro de estoque e a necessidade de consumo de determinados materiais hospitalares e seu reabastecimento. Para saber mais detalhes, fale com um de nossos especialistas:

https://site.apoiocotacoes.com.br/seja-fornecedor

 

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