Qual a importância de contar com insumos veterinários?

Confira os principais benefícios para uma instituição em contar com produtos veterinários, no Brasil, que é o terceiro colocado no ranking de mais pets em casa no mundo.

10423120240520664b53470aa7d.jpeg

Com o aumento na conscientização no cuidado dos animais de forma preventiva, vem crescendo progressivamente o mercado de saúde veterinária, nos últimos anos, no Brasil. De acordo com o levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (AbinPet), o faturamento do setor de pets foi de mais R$ 46 bilhões até o final de 2023, com projeção de crescimento superior a R$ 50 bilhões até o final desde ano.

O Brasil é o terceiro país que mais fatura no segmento veterinário, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China.

No post de hoje, serão abordados quais os benefícios dos avanços digitais para a medicina veterinária e como a plataforma da Apoio garante resultados significativos para as clínicas do país.

 

O que são considerados insumos veterinários?

Tanto a medicina humana quanto a veterinária têm se beneficiado amplamente com os avanços tecnológicos no mercado da saúde. 

Para seguir com as melhorias no tratamento das pessoas e dos pets, é importante contar cada vez mais com insumos e soluções digitais, que apoiem as instituições, desde os procedimentos simples até os complexos para dar mais agilidade e eficiência no processo de recuperação.

Entre os itens veterinários mais usados estão:

- Geladeira com termômetro para medir e manter a temperatura correta para armazenar as vacinas e medicamentos em ambientes ideais;

- Vacinas;

- Medicamentos;

- Luvas e materiais descartáveis utilizados por veterinários e outros profissionais de saúde;

- Instrumentos cirúrgicos;

- Equipamentos laboratoriais;

- Balança animal;

- Aparador;

- Mesas veterinárias;

- Sondas;

- Aparelhos de imagens;

- Equipamentos de ressonância;

- Instrumentos odontológicos.

Esses e outros equipamentos veterinários são de suma relevância para saúde, bem-estar e tratamento dos bichinhos, seja para uma consulta preventiva ou atendimentos pré e pós-operatórios de doenças leves ou graves, que envolvem diretamente a vida dos animais.

Só no Brasil, estima-se que cerca de pelo menos 70% da população tem um pet em casa e, deste percentual, 58% dos lares têm cães, 28% têm gatos, 11% têm aves e 7% têm peixes, de acordo com a consultoria alemã GFK, que levantou dados de 22 países em 2023.

 

6 benefícios da Apoio Cotações para os avanços tecnológicos no mercado veterinário

A transformação digital está cada vez mais avançando em todos os segmentos da saúde, integrando soluções eficientes que estreitam laços demográficos e otimizando o tempo com alguns trabalhos/serviços. 

A Apoio é uma plataforma de gestão de compras hospitalares e, no mercado de saúde dos animais, pode contribuir com a modalidade de cotações para avaliar e estimar quais preços e fornecedores são mais recomendáveis para cada hospital ou clínica veterinária.

Além de analisar a questão dos prazos de entrega, o módulo de Cotações se preocupa com a credibilidade dos materiais dos fornecedores, geolocalização das instituições envolvidas na compra e o status da aquisição dos suprimentos hospitalares, que vai desde a solicitação e licitação, notas fiscais até a entrega dos materiais. Tudo isso com soluções digitais e transparentes.

Com o uso de tecnologias, a instituição de saúde pode obter diversos benefícios, entre eles:

  1. Gestão automatizada: contratos e visualização do status da compra em dashboards;
  2. Otimização de tempo: mais rapidez no contato entre instituições e fornecedores, obtendo mais tranquilidade para investir tempo disponível em outras demandas de atendimento da clínica ou hospital veterinário;
  3. Redução de custos: evita gastos para direcionar responsabilidades a algum colaborador na unidade de saúde, pois, com a plataforma da Apoio, todos os fluxos de compras são realizados em o único local;
  4. Segurança: como a gestão da Apoio é transparente, tanto as instituições quanto fornecedores têm acesso às informações do processo de compras e ficam resguardados sob as diretrizes da LGPD;
  5. Planejamento financeiro: com o controle do estoque e compras assertivas dos materiais que realmente precisam, evita-se gastos desnecessários, possibilitando destinar recursos a outros setores, o que evita o desperdício de dinheiro.
  6. Controle de estoque: a plataforma digital da Apoio avalia periodicamente o giro de estoque dos produtos para o setor pet, a fim de evitar o acúmulo de itens e também não faltar insumos nas clínicas e hospitais veterinários.

Quer saber mais detalhes? Então agende uma conversa gratuita com um de nosso especialistas, clique aqui.

 

Leia também: 

Por que comprar os materiais hospitalares em grupo é mais vantajoso para as instituições?

Quais são os desafios para manter uma gestão de estoque eficiente?

Notícias Apoio

;