6 dicas para escolher um bom fornecedor de OPME’s

Saiba dicas de como escolher um bom fornecedor de OPME’s para garantir mais economia e qualidade na gestão de suprimentos hospitalares.

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Para contratar um fornecedor de órteses, próteses e materiais especiais (OPME) é preciso ter muito cuidado, pois eles interferem diretamente na recuperação e bem-estar dos pacientes, mas geralmente, são insumos de alto custo para as instituições.  

Por isso, alguns pontos precisam ser bem analisados para gerir com qualidade e eficiência. É importante se ater aos requisitos básicos, entre eles: preço, negociação, a compra em si, transporte, prazo de entrega, localidade entre fornecedor e comprador, armazenamento e contar com o bom uso dos materiais hospitalares. 

Ao negociar com um fornecedor confiável, as unidades evitam gastos não previstos e tempo. Confira neste post 6 dicas infalíveis para não errar ao escolher um bom fornecedor, quais os benefícios e como a Apoio Cotações pode contribuir para a escolha de bons fornecedores das OPME.

 

Qual a função das OPME em uma instituição de saúde?

 

A função das órteses, próteses e materiais especiais é dar assistência à saúde após intervenção médica, odontológica ou de reabilitação diagnóstica/terapêutica.

Esses insumos precisam de boas práticas de processos de estoque, como, por exemplo,  garantir o acompanhamento dos preços, quais os melhores fornecedores, tempo de entrega, geolocalização, além do monitoramento de todas as etapas de licitação, pedidos e compras. 

 

6 dicas para escolher um bom fornecedor de OPME

Escolher um bom fornecedor de órteses, próteses e materiais especiais reflete diretamente nos resultados financeiros de um hospital ou clínica. A relação entre o custo-benefício e qualidade dos produtos hospitalares importam tanto quanto a distância entre as instituições. Confira 6 dicas essenciais para uma boa escolha:

 

  1. Buscar por empresas que possuam certificados de qualidade reconhecidos: optar por um fornecedor que tem credibilidade no mercado é crucial para a escolha segura de saber com quem está investindo a compra de insumos hospitalares. E se a empresa contratante tiver certificados de qualidade ou tempo de atuação é um plus para essa relação de confiança entre as partes.

 

  1. Optar por empresas que prezam pela transparência dos dados: é importante que o fornecedor conte com as diretrizes da LGPD e apresente as informações da compra, nota fiscal e outros dados disponíveis para o comprador acompanhar tudo com transparência;

 

  1. Procurar por empresas que tenham manuais de boas práticas: as instituições que realizam periodicamente auditorias nas OPME’s, gestão organizacional, controle de estoque e monitoramento dos desperdícios proporcionam mais segurança no alinhamento de aquisição de novos produtos para evitar compras desnecessárias. Além disso, a gestão de boas práticas oferece o gerenciamento de atrasos de pagamentos e outros gargalos que podem surgir;

 

  1. Fornecedores que respeitem prazos de entregas: um dos itens que mais exige a boa relação entre contratante e contratado é estabelecer e cumprir prazos, sejam eles de pagamentos ou de entrega. 

 

  1. Verificar se a instituição contratada tem canal disponível para tirar dúvidas das unidades que estão comprando: isso facilita a comunicação mais estreita entre as partes e é pertinente analisar se o fornecedor apresenta avaliações de outros compradores no seu site ou outros meios de contato;

 

  1. Preferir fornecedores que invistam em tecnologias: ajuda nos processos de compras, e também é considerável avaliar qual o tempo de mercado do fornecedor desejado. 



Confira os benefícios de escolher um fornecedor na Apoio

Após analisar as 6 dicas de como escolher um bom fornecedor, é fundamental considerar que não é apenas o aspecto “preço mais baixo” que importa, mas o conjunto de alguns pré-requisitos que fazem uma organização ter boa credibilidade.

Para facilitar a procura pelas melhores instituições a serem contratadas para a compra dos suprimentos hospitalares, as unidades de saúde podem usufruir da Apoio. A plataforma tem uma modalidade específica de OPME para oferecer mais segurança e agilidade na conexão de todos os envolvidos na compra.

O acompanhamento com soluções digitais vai desde o processo de cotação, solicitação do pedido até a entrega, auxiliando, também, no controle do estoque e tomada de decisão estratégica para reabastecimento da unidade de saúde.

A otimização de processos de negociações com a Apoio proporciona estreitamento entre fornecedores e compradores. Também há o registro de todos os fluxos financeiros, notas fiscais, prazos estabelecidos e segurança dos dados das instituições, com emissão de relatórios e dashboards.

“A gestão de OPME’s compra-se de três formas:  1- Cotação e compra direta, para estocar e utilizar; (pouco utilizado) 2- Consignado ( ou seja, fornecedor deixa consignado no estoque do hospital e a medida que o Hospital utiliza o fornecedor fatura e repõe o estoque); 3- Consignado temporário: igual item 2, porém é temporário, apenas por um período determinado por ambos”, explica Michael Almeida Gerente Comercial, Mercado & Cliente da Apoio Cotações. 

Apoio é uma plataforma que conecta compradores (Hospitais, clínicas, Laboratórios, etc..) e fornecedores (distribuidores, indústrias, fabricantes e comércio em geral) promovendo um conceito de marktplace. Ainda de acordo com Michael, entre os beneficios estão:

  • Maior controle e rastreabilidade devido código anvisa e TUSS;
  • Transparência e compliance de todo o processo;
  • Fornecedores com documentação na plataforma;

 

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