Aprenda a reduzir os custos da sua instituição de saúde sem comprometer a qualidade das compras hospitalares

Confira dicas de como reduzir os custos e manter a padronização de qualidade dos produtos e serviços de bons fornecedores

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Automatizar os processos de compras evita gargalos e ajuda a reduzir os custos no orçamento das unidades de saúde, que muitas vezes pode ser apertado devido à alta demanda de custos nas instituições.

No entanto, é importante não perder o parâmetro de bons fornecedores e a preservação de boa qualidade nos produtos e, consequentemente, dos serviços oferecidos aos pacientes.

Neste post serão abordadas 6 dicas para otimizar os recursos e como a tecnologia é uma aliada fundamental para isso.

 

6 dicas para otimizar os recursos de compras nas unidades de saúde

Antes de seguir para as 6 dicas propriamente ditas para colocar em prática nas instituições de saúde, é crucial ressaltar que é necessário economizar nas compras hospitalares, mas sem perder a mão para não cortar demais e afetar a satisfação dos pacientes com itens de baixa qualidade. Por isso, atenção para: 

 

  1. Fazer análise periódica da saúde financeira da instituição: sempre que possível, antes da negociação de valores e aquisição de novos produtos hospitalares, é importante revisar o orçamento e quais itens e suas respectivas quantidades são necessárias para o funcionamento da unidade para evitar o gasto desnecessário;
  2. Traçar metas: o lucro depende diretamente das metas e indicadores e do giro de estoque, isso vale tanto para compras pré-estabelecidas anualmente, como para as de caráter emergencial;
  3. Negociar com bons fornecedores: atrair parceiros fornecedores de qualidade, pois, além de garantir melhores produtos,  contar com empresa de credibilidade ajuda a manter bons descontos e valores negociáveis, tendo em vista a grande frequência de pedidos ao longo do ano;
  4. Elaborar protocolos assistenciais: é relevante criar e documentar formas de padronização dos processos internos para repetir os fluxos que deram bons resultados;
  5. Avaliar os trabalhos dos colaboradores: analisar as atividades realizadas pelos profissionais de cada setor, sejam eles administrativo, financeiro, logístico e assistenciais das instituições para anotar os gastos com equipamentos e serviços utilizados por cada núcleo e se estão sendo bem aproveitados;
  6. Investir em tecnologias: automatizar determinados processos para economizar tempo e dinheiro e ainda aumentar a produtividade substituindo soluções manuais por soluções digitais;

 

Benefícios da tecnologia para reduzir custos nas unidades de saúde

Como citamos anteriormente, o investimento em novas tecnologias no mercado da saúde ajuda na automatização de fluxos de compras e também de cotações e o monitoramento do status da aquisição dos produtos e entregas.

Confira 4 dos diversos benefícios do uso da tecnologia dentro das unidades sejam de pequeno, médio ou grande porte:

  • Avaliação e acompanhamento dos resultados em dashboards: mensuração dos indicadores;
  • Mais segurança: os dados ficam salvos em nuvem e podem ser acessados sempre que as partes envolvidas (instituições e fornecedores precisarem saber o andamento da compra);
  • Mais controle dos gastos: com plataforma única contedo informações sobre compra, entrega, cotação, negociação, pagamento e padronização de resultados, há um maior controle do valor investido, podendo, o orçamento ser revisado ou mesmo diminuído;
  • Maior planejamento estratégico: ações mais bem pensadas e analisadas a partir de resultados positivos para performar o giro de estoque com precisão de entrega dos produtos indispensáveis para a saúde dos pacientes sem comprometer prejuízos de gastos desnecessários.

 

Como a Apoio pode colaborar com processos automatizados nas instituições de saúde

A Apoio disponibiliza solução 100% web e oferece mais autonomia para negociações e gestão de contratos das parcerias entre instituições e fornecedores. Outra vantagem é que, com a automatização de fluxos, há menos burocratização nos processos de compras e licitações de empresas.

Na Apoio, há auditoria 100% online e transparente com plataforma disponível para a visualização de resultados em tempo real com a segurança dos dados para todos os envolvidos nas compras.

Outra solução da Apoio para reduzir gastos são as compras em grupo.  Através desse recurso, várias unidades de um mesmo grupo hospitalar podem fazer cotação em larga escala e negociar preços mais acessíveis com menor taxa de entrega com fornecedores de credibilidade. 

Para saber mais detalhes acesse o blog: Por que comprar os materiais hospitalares em grupo é mais vantajoso para as instituições?

 

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