Como a automatização do setor de compras melhora a gestão de suprimentos em clínicas veterinárias

Saiba como a tecnologia contribui para a automatização do setor de compras das clínicas veterinárias e na redução de custos e tempo da unidades

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O desafio para abrir ou manter uma clínica veterinária pode ser diferente em alguns aspectos financeiros e de estrutura para unidades de maior ou menor porte, porém alguns pontos se assemelham. E para garantir bons resultados apesar dos desafios, é importante contar com novas tendências no mercado e a tecnologia é uma delas.

Confira neste post como a gestão das instituições veterinárias pode se beneficiar com o uso de ferramentas digitais e dados acessíveis para quem já atua no meio ou deseja ingressar no setor pet. 

 

Crescimento do Mercado Pet no Brasil

De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e a Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV), o Brasil tem cerca de 20 mil consultórios veterinários e conta com 155 mil médicos-veterinários em atividades no país. 

E, para o funcionamento dessas 20 mil unidades, é preciso sempre atualizar o estoque de insumos hospitalares das clínicas como luvas, vacinas, materiais descartáveis, medicamentos, instrumentos cirúrgicos, sondas, aparador de pelos, aparelhos de imagens entre outros.

Independentemente do porte da clínica, alguns materiais considerados essenciais como luvas, mesas de atendimento veterinária, kit de aparelho de pressão arterial, otoscópio mini, balança digital e outros itens que são comuns para qualquer tipo de clínica, são quase os mesmos. Por isso, é necessário ter cada vez mais organização para elevar o crescimento e manter a credibilidade do consultório. 

A principal diferença é a quantidade de produtos que devem ser comprados para abastecer as clínicas , conforme o tamanho da estrutura delas.

E para quem pensa em investir neste segmento,  esse número não para de crescer. Só no último ano, houve um aumento de 18% das clínicas veterinárias, no Brasil , segundo o levantamento da Equus Capital. 

Mas para se destacar no mercado veterinário é importante conhecer bem as estratégias de montar e manter uma clínica por muitos anos e estar preparado para as tendências do futuro.

 

Tendências para as clínicas veterinárias

O uso de tecnologias nas clínicas veterinárias tem facilitado a administração e melhorado a eficiência dos atendimentos, além de estreitar o relacionamento entre profissionais e tutores dos pets.

Apesar do aumento que houve nos últimos anos de aberturas de novos espaços, algumas unidades ainda utilizam o trabalho manual e isso pode provocar a demora no atendimento e até a perda dos dados de compras com impressões em papeis. Confira 3 dos benefícios que as tecnologias podem oferecer para serem investidos nas instituições:

  1. Otimização de tempo: minimiza o desperdício de tempo com trabalhos manuais;
  2. Segurança: os dados de compras e pedidos ficam acessíveis e disponíveis nas ferramentas digitais, evitando a perda de informações em papéis; 
  3. Controle de estoque: com as informações dentro de alguma plataforma digital é possível que a equipe que gerencia o estoque avalie regularmente a quantidade dos produtos para os pets, com o objetivos de não permitir que faltem insumos para hospitais ou clínicas veterinárias e também impeça o gasto com itens que não podem ser tão utilizados nas unidades.

 

Como as tecnologias da Apoio podem contribuir com novas tecnologias para as clínicas veterinárias

A Apoio é uma empresa que existe há mais de 15 anos para facilitar a comunicação entre fornecedores e instituições de saúde de todo o Brasil, facilitando o acesso rápido aos preços e suprimentos médicos tanto para humanos quanto para pets.

Na plataforma 100% web da Apoio é oferecida uma gestão automatizada para visualização de dados de compras de insumos a qualquer momento com transparência e segurança das informações, dados de fornecedores, formas de pagamentos, modalidades de cotações e acompanhamento de entrega dos materiais.

As tecnologias da Apoio que contribuem para o setor de compras das unidades veterinárias são as modalidades: Apoio Cotações, que mostra o histórico de todas as compras das clínicas e hospitais disponibilizando mais dados e resultados para novas aquisições.

Como também a modalidade: Analytics, o qual mostra dashboards para uma tomada de decisão mais assertiva com a compra da quantidade necessária dos produtos veterinários para evitar o desperdício de custos.

Com o Analytics é possível monitorar os paineis para análise e comparação de dados de outras compras. E também nele é permitido a negociação de preços e pedidos de novas compras. 

Todos esses fluxos são realizados com automatização por meio de tecnologias da Microsoft Power BI e Apoio Connect, os quais proporcionam integração inteligente dos dados com o uso de ferramentas digitais. 

No entanto, é importante considerar que, mesmo reduzindo custos e tempo com o uso de tecnologias e melhorando os processos automatizados, é imprescindível não comprometer a qualidade das compras hospitalares, pois o foco é sempre a saúde e bem-estar dos pacientes.

Quer saber mais sobre o tema? Leia também os posts: Qual a importância de contar com insumos veterinários? e Como as tecnologias podem revolucionar o setor de compras e a saúde dos pacientes

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