Como as tecnologias podem revolucionar o setor de compras e a saúde dos pacientes
Saiba como os benefícios das tecnologias aplicadas à Saúde 4.0 podem revolucionar as instituições e, consequentemente, a vida dos pacientes.
Os processos das instituições de saúde, sejam nos setores de compras, faturamento ou outras áreas da unidade, demandam muito tempo e organização e, por isso, contar com o auxílio de novas tecnologias colabora para facilitar a otimização do tempo e recursos, além de revolucionar a inovação dos hospitais e oferecer mais qualidade nos serviços e produtos para seus pacientes.
A automação dos processos ajuda a minimizar os erros e ainda garante o acompanhamento de entregas e pedidos de compras hospitalares. Confira neste post os benefícios do uso das novas tecnologias e como a Saúde 4.0 pode contribuir para o desenvolvimento na gestão das unidades.
6 benefícios das tecnologias para a gestão das unidades de saúde
As tecnologias são indispensáveis para o bom funcionamento e o desempenho nas empresas, conforme os avanços digitais e o passar dos anos com novas atualizações. Separamos 6 dos inúmeros benefícios delas para as instituições de saúde:
- Análise de dados: com o uso de plataformas digitais é possível avaliar com clareza as informações das empresas e fornecedores para mudar alguns fluxos que não performam bem ou padronizar os que geram bons resultados;
- Otimização do tempo e recursos: as novas tecnologias são mais ágeis reduzindo o tempo gasto em alguma demanda e evitando mais custos com novos profissionais;
- Automatização dos fluxos: a integração do sistema das plataformas que podem ser acessadas quando necessárias facilitam o setor de compras por meio da automatização de etapas de compras;
- Redução de erros: os dados presentes na plataforma podem ser analisados e revistos sempre que preciso para mitigar possíveis erros com nomes, pagamentos, notas fiscais e informações sobre o prazo de entrega dos insumos hospitalares;
- Acompanhamento de entregas e pedidos: é possível monitorar o status das compras e quando os pedidos são entregues, seja por compras coletivas com grupos privados hospitalares ou por meio de compras individuais de outras instituições de saúde;
- Facilita a negociação de compras: com os dados em tempo real dos fornecedores, a equipe de compras podem agilizar a comunicação dos processos de cotação e negociação de aquisição de novos pedidos hospitalares;
O uso de tecnologias como estratégia da manutenção da redução de gastos e qualidade dos produtos hospitalares
A tecnologia em uma instituição de saúde é utilizada como uma das estratégias dos gestores para salvar vidas.
Isso porque como vimos nos benefícios acima, o uso de tecnologias agiliza alguns processos como a automatização de fluxos e reduz possíveis erros de informações de entrega e dados das instituições, fazendo com que os prazos sejam entregues o quanto antes, tanto de medicamentos como OPME’s e outros insumos hospitalares, que são importantes para a saúde e bem-estar dos pacientes.
E de acordo com o Observatório da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) 2023, os medicamentos representam cerca de 10,56% das despesas dos hospitais privados no Brasil, sendo a terceira maior fonte de gastos, ficando atrás apenas dos custos de pessoal e contratos técnicos e operacionais.
Por meio da utilização das ferramentas digitais, as novas aquisições são mais assertivas de insumos hospitalares, gerando melhor custo benefício para o setor financeiro da instituição.
Embora ainda existam unidades de saúde em que a equipe responsável pelas compras realiza processos manuais e mais demorados, como, por exemplo, fazer ligação para fornecedores, essas ações só comprovam que, além de demandar mais tempo cotando ou negociando, podem gerar falta de controle nas compras/estoque ou no armazenamento correto após a entrega.
E com o uso de plataformas digitais é possível realizar todos os trâmites das compras de forma online e ter mais oportunidades de descontos, após avaliação de outros fornecedores e preços dos produtos hospitalares.
Além destes benefícios estratégicos que sinalizamos com o intermédio de tecnologias, há também a relação de mais segurança e transparência das informações contidas em auditorias feitas regularmente nas unidades de saúde.
Como a Saúde 4.0 contribui para as instituições?
O conceito de Saúde 4.0 vem do termo Indústria 4.0, que se refere à tecnologia da informação aliada ao trabalho colaborativo.
Antes, a limitação das instituições era só manter os estoque das unidades abastecidos. Agora, o segmento é mais estratégico com investimento em tecnologias e vantagens para outros setores da empresa, deixando-as mais competitivas, já que essa parte de compras de medicamentos e outros suprimentos correspondem a cerca de 30% das despesas de um hospital.
A Saúde 4.0 pode trazer soluções inovadoras para otimizar os processos das empresas. Ela integra a tecnologia, compartilhamento das informações de produção, entrega, armazenamento, os quais facilitam o atendimento de profissionais e consequentemente, uma boa entrega para os pacientes.
Outra contribuição da Saúde 4.0 é que ela atua com a tecnologia integrada, conectando outras atividades e o gerenciamento de todas as logísticas de uma unidade.
O conceito dessas novas tecnologias para o desenvolvimento da saúde permite uma troca contínua de informações em tempo real entre dispositivos e colaboradores, o humano e o digital.
Podemos afirmar que a tendência da Saúde 4.0 proporciona maior controle, economia, eficiência e organização para a gestão de suprimentos.
As instituições que desejarem entrar nesta tendência poderão contar com os processos mais seguros e ágeis, como por exemplo, por meio da plataforma da Apoio.
A Apoio é uma plataforma digital 100% web cloud, que tem suporte remoto e integração com ERPs com acesso rápido e transparente, o qual mostra o histórico de toda a compra e negociações. Além de facilidade de conexão entre fornecedores e instituições de todo o país.
Como há mais de 25 mil fornecedores na plataforma é possível mais diversidade de preços e locais para uma boa escolha da instituição. Para mais detalhes sobre isso, você precisa conferir os 8 critérios de bons parceiros neste blog post.
Na Apoio há as modalidades Analytics que apresenta dados análise de dados e como eles são importantes para alavancar as vendas dos fornecedores de insumos hospitalares. Como também a modalidade de licitação sem complicação para as instituições públicas.
Se quiser saber mais sobre a Apoio, fale com um de nossos especialistas.
Leia mais:
Como identificar e evitar os gargalos no estoque hospitalar?