Gestão de estoque: como a estratégia da curva ABC pode ajudar a sua instituição?

Confira como utilizar estratégias da curva ABC para contribuir com sua instituição e os benefícios de classificar cada categoria

mulher realizando a gestão de estoque em um tablet

A curva ABC é uma metodologia que rotula os valores dos itens hospitalares e os classifica de acordo com os três tipos de categorias, da mais onerosa até a mais barata. 

Veja como a estratégia de utilizar a curva ABC pode contribuir para a economia na sua instituição e dicas de como pode ajudar a distribuir os produtos pela aplicação da curva e manter o bom gerenciamento da gestão de estoque.

 

Como classificar os produtos hospitalares com a curva ABC?

De acordo com especialistas em gestão de estoque, há 3 tipos de categorias de produtos. São elas:

  • Categoria A: produtos com maior valor financeiro;
  • Categoria B: produtos com médio valor financeiro;
  • Categoria C: produtos com baixo valor financeiro;

No caso dos insumos hospitalares, podemos considerar que a maioria dos itens de órteses, próteses e materiais especiais (OPME’S) como possuem alto valor agregado, logo eles estão classificados na categoria de curva A. 

Já alguns medicamentos mais utilizados em internações e emergência para uso contínuo e com valor intermediário estão inseridos na categoria B. E os itens mais baratos como luvas e outros produtos descartáveis são considerados categoria C.

A classificação ABC pode ser calculada pelo sistema Default com dados gerados automaticamente ou, se a instituição preferir, pode alterar as informações manualmente pelo Excel. A categorização é baseada no custo das compras, de acordo com o Princípio de Pareto, que determina a regra 80/20.

Segundo a teoria do economista e sociólogo italiano Vilfredo de Pareto, 80% das atividades/ eventos estão para 20% de causas/resultados. Esse conceito define um modelo de tendência nas empresas e no varejo. Confira a tabela abaixo sobre a classificação da curva ABC na saúde:

Fonte: Apoio

 

  • Curva A: 20% dos itens hospitalares: 80% do valor das compras;
  • Curva B: 30% dos itens hospitalares: 10% do valor das compras;
  • Curva C: 50% dos itens hospitalares: 10% do valor das compras.

O objetivo desta análise de classificar os produtos é dar maior foco para criar parâmetros de estoque. Além disso, é permitir um controle mais eficaz e decisões de compras mais assertivas para as unidades de saúde não desperdiçarem dinheiro.

Ainda segundo levantamentos, os insumos de categoria de curva A são cerca de 20% dos itens totais comprados e representam 80% da despesa da instituição, sendo a sua compra considerada mais exigente e com cuidado especial para não desperdiçar tempo e dinheiro em seu investimento.

Já os de curva B são considerados 30% dos produtos adquiridos, o que representa no custo final cerca de 10% de gastos para a unidade de saúde. E os de curva C caracterizam 50% dos insumos, o que influencia em apenas 10% nas despesas.

 

3 vantagens de como o Princípio de Pareto auxilia na curva ABC nas unidades de saúde

Conforme mostrado acima, a tabela de curva ABC é baseada na regra 80/20 de Pareto e entre as vantagens dela para as unidades de saúde estão:

  1. Facilita a coleta de dados para monitorar o controle de entregas, despesas e quantidade de estoque;
  2. Permite que junto com ferramentas digitais possam oferecer análise de KPI’s dos insumos mais e menos utilizados em determinados períodos nas instituições, por meio de relatórios ou dashboards de resultados;
  3. Otimiza as informações em planilhas que podem ser avaliadas sempre que for necessário para adicionar ou excluir algum item da tabela.

O gestor das unidades de saúde podem levantar alguns dados para facilitar a classificação e, consequentemente, a gestão de estoque na instituição. Para isso é necessário criar uma planilha para coletar as informações e manter o bom gerenciamento de forma mais assertiva.

 

Benefícios da curva ABC para as instituições de saúde

Entre os benefícios das estratégias de curva ABC para a instituição estão:

  • Reduzir o desperdício de itens que podem ser comprados por excesso e evitar gastos desnecessários;
  • Investimento estratégico para mitigar a escassez de produtos relevantes e de alto custo, como os de categoria A;
  • Planejamento do armazenamento adequado para manter a conservação com os produtos. Principalmente o gerenciamento dos itens de curva A, os quais exigem uma estocagem mais cuidadosa para não danificar produtos com valor mais elevado;

 

Apoio ajuda no processo automatizado de estoque das curvas ABC

Agora que você já conferiu os benefícios e dicas de como classificar os produtos hospitalares, você precisa saber que a Apoio é uma plataforma digital de compras e negociações que tem como uma de suas soluções a gestão de órteses, próteses e materiais especiais (OPME’s).

A estratégia de gestão de OPME’s ajuda a otimizar o processo de negociação e compra direta dos insumos, desde a cotação até o registro das compras realizadas e, permite ainda o acompanhamento para o gestor ficar ciente do status de novas aquisições, da solicitação à entrega. 

 

A gestão de OPME’s pode ser feita pelas modalidades:

  • Consignado temporário: os fornecedores deixam os produtos considerados de curva A, como as OPME’s com as instituições e só repõem e são faturados após a utilização da mercadoria. Isso ocorre em determinados períodos mais curtos ou quando há mais chance de uso desses insumos para procedimentos específicos;

 

  • Consignado fixo: como o nome diz, é um tipo de empréstimo contínuo, como, por exemplo, próteses de parafusos para joelho, à medida que o hospital for usando, os itens os fornecedores dão baixa e faturam apenas o que foi consumido. Essa modalidade é constante o ano todo, quando a escolha do gestor é contar sempre o estoque reduzido de OPME’s, independente de um período específico;

 

  • Cotação spot: é uma modalidade via contrato de urgência com entrega com o prazo mais rápido e o faturamento é realizado em todas as mercadorias solicitadas no ato da compra do produto, antes da entrega; 

Tudo isso é para facilitar a tomada de decisão do gestor quanto à gestão de estoque e otimização de tempo com os fluxos de novas aquisições. Quer saber mais detalhes sobre a compra consignada? Leia: Conheça o que é e as vantagens da gestão de estoque de produtos consignados

Leia também: 6 dicas para escolher um bom fornecedor de OPME’s

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