Quais são os princípios da filosofia Lean que ajudam a otimizar o processo hospitalar de compras

Saiba como utilizar os princípios da filosofia Lean na sua instituição de saúde

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As empresas que se propõem a aplicar os princípios da filosofia Lean têm mais chance de otimizar e aperfeiçoar os processos e manter a qualidade dos serviços, seja qual for o segmento no mercado.

Neste post iremos definir e explicar quais são os 5 princípios e como eles podem beneficiar tanto as instituições de saúde como de outros setores de trabalho. Confira.

 

5 princípios da filosofia Lean

A metodologia Lean Manufacturing surgiu na indústria automobilística para agilizar o processo de fabricação de carros da Toyota. Ela se tornou exemplo de produtividade e minimização de erros de superprodução no mundo todo.

Só para se ter uma ideia, no segmento da construção civil, nos últimos dois anos houve um crescimento de 17,7% com a aplicação da cultura Lean, com menos desperdício, de acordo com dados da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC).

Ela é  fundamentada em 5 princípios que são relevantes tanto para o estoque das instituições de saúde quanto para qualquer outro setor do mercado. São eles:

 

  1. Identificação de valor: é relevante agregar valor com a mentalidade enxuta, de enxugar os desperdícios. Aqui, a instituição deve eliminar as atividades desnecessárias e focar naquilo que o cliente quer. 

Uma dica para aplicar esse princípio é conhecer as dores e desejos dos seus clientes ou pacientes (no âmbito da saúde);

 

  1. Mapeamento do fluxo de valor: esse segundo princípio está diretamente atrelado ao primeiro. Após a definição do valor para a satisfação do cliente/paciente, são realizados insights para a criação dos fluxos que irão facilitar e simplificar o resultado do valor. A preocupação aqui vai desde a solicitação do pedido de uma compra, por exemplo, até a data de entrega dos insumos dos fornecedores para as organizações.

Neste método também é importante analisar as etapas e o tempo com que são realizadas as demandas. Se demorar alguma parte ou falhar o cumprimento do seu papel, como, por exemplo, da distribuição dos insumos hospitalares, essa fase não será produtiva e precisará ser revista e corrigida rapidamente.

 

  1. Criação de fluxo contínuo: esse método visa realizar as atividades sem suspensão. Essa continuidade dos processos garante que as etapas funcionem sem interrupções e gargalos. Após eliminar os desperdícios é assegurado o andamento das atividades. 

Segundo pesquisas, uma das empresas mais renomadas de calçados, roupas e acessórios, a Nike, conseguiu reduzir 15% de seus desperdícios através de análise dos processos da empresa com a filosofia Lean. Ela inclusive é considerada uma das maiores do mundo em relação a valor agregado à marca e fidelização dos clientes, por anos consecutivos.

 

  1. Sistema de produção puxada: esse princípio refere-se a produzir somente o que é solicitado, não é levado em conta que há excesso de produção. Por exemplo, só é produzido mais produtos hospitalares e de OPME’s se forem comprados pelas instituições de saúde e abastecidos pelos fornecedores. 

O objetivo da produção puxada é só realizar produção quando tiver demanda para evitar desperdícios com o estoque cheio demais. É a demanda do cliente/paciente que “puxa” a fabricação. Em síntese, é trabalhar apenas com o essencial.

 

  1. Melhoria contínua: também chamada de busca pela perfeição, essa metodologia consiste sempre em aperfeiçoar os processos. Nesse quinto princípio, se houver algo para ser ajustado com a metodologia Lean, os fluxos analisam cada etapa para atingir a perfeição. 

E a almejada perfeição só ocorre com a repetição e a busca para estabelecer uma prática que leva cada vez mais valor e credibilidade aos clientes/pacientes. 

 

 

Como a Apoio pode ajudar na aplicação dos 5 princípios da filosofia Lean

A Apoio é uma plataforma digital que ajuda a  garantir uma visão 360° da gestão de compras e além de otimizar tempo e recursos financeiros, contribui para evitar custos desnecessários.

O Gerente Comercial, Mercado e Cliente da Apoio, Michael Almeida, destaca que a metodologia Lean disponibiliza para as instituições de saúde diversos benefícios com foco na eliminação de desperdícios e melhoria contínua dos fluxos de gestão de compras.

“A Apoio pode ajudar na aplicação dos princípios da filosofia Lean com otimização de suas operações e aumentar sua competitividade. Nós auxiliamos com as nossas soluções que  melhoram os processos de trabalhos, tornando os fluxos mais ágeis e eficientes, com entregas rápidas. A abordagem da Lean incentiva a identificação e correção dos possíveis problemas no início do processo para reduzir custos operacionais”, ressalta Michael.

Almeida também evidencia que todos os fluxos da Apoio focam na satisfação seja dos parceiros fornecedores, como dos Hospitais e Clínicas que contratam os serviços ou produtos para seus pacientes, oferecendo melhor qualidade às necessidades das demandas.

A cultura Lean também incentiva o engajamento dos colaboradores para participar diretamente de todos os níveis de organização na busca por melhorias e promoção à valorização de todos os envolvidos. 

Vamos deixar como sugestão do tema, outro blogpost da Apoio: O que é a metodologia Lean e quais os benefícios para a gestão de compras hospitalares?

 

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