Como a automação beneficia a gestão de compras e suprimentos?
A automação permite que os profissionais de compras possam otimizar o trabalho, gerar mais economia de recursos e focar em atividades estratégicas nas instituições.
Facilitar compras por meio da tecnologia. Esse é o objetivo principal da automação da gestão de compras e suprimentos de qualquer instituição de saúde. E para isso, requer-se grande habilidade de organização por parte dos setores responsáveis.
Neste blog serão abordados como a tecnologia e softwares podem contribuir com mais eficiência e economia nas unidades de saúde, como também outros benefícios da automação para a gestão de compras.
Softwares como agentes facilitadores da automação de compras hospitalares
Os softwares estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas que desejam mais agilidade nos procedimentos internos. E, no caso, das instituições de saúde, eles contribuem para uma gestão de compras hospitalares mais eficiente e assertiva com o uso de novas tecnologias, que otimizem os fluxos de giro de estoque, cotações, pagamentos e entregas dos insumos.
Com os softwares específicos, o processo se torna mais simples, pois são destinados a cada área, como, por exemplo, o de compras é possível comparar diversos fornecedores, formas de pagamentos, previsão de entrega e tudo 100% digital e seguro.
Com isso há economia de recursos e de tempo, em vez de utilizar processos manuais. Uma das vantagens mais atraentes desses softwares é a navegabilidade projetada para ser intuitiva e operacional. Isso significa dizer que fica mais fácil acessar, checar preços, realizar as compras e acompanhar os pedidos, seja através de um celular, tablet ou computador, de qualquer lugar do Brasil.
A ideia é que os compradores encontrem facilmente tudo o que precisam e resolvam suas demandas, liberando tempo para planejarem outras atividades mais estratégicas dentro das unidades.
Benefícios da automação da gestão de compras e suprimentos
A rotina do profissional de compras tem diversos ganhos com o uso de tecnologias, evitando erros humanos e trazendo a automação para agilizar os processos a partir de dados e comparações de preços de diversos fornecedores do Brasil com a plataforma da Apoio. Confira 6 benefícios:
1- Segurança: os softwares de compras têm sistemas baseados em nuvem para oferecer mais segurança para quem utiliza;
2- Monitoramento de desempenho e análise de dados: a automação permite que as empresas envolvidas na negociação acompanhem e analisem os dados relacionados a compras e suprimentos de maneira mais eficiente;
3- Integração: um benefício precioso quando falamos em softwares de compras e suprimentos é que eles podem se integrar a qualquer ERP. A integração possibilita que as informações fluam de forma transparente entre mais de um sistema, reduzindo erros de comunicação entre plataformas que são diferentes.
4- Maior transparência: com os dados disponíveis gera-se monitoramento em tempo real com indicadores de desempenho e muitas oportunidades de otimização do trabalho.
5- Redução de erros e retrabalho: a automação melhora significativamente a rotina das instituições de saúde e dos fornecedores, pois há economia de tempo e redução de possíveis erros manuais.
6- Mais acessibilidade: tanto o time de fornecedores, como o das unidades de saúde que realizam as compras, encontram fácil acesso, centralização da comunicação e geração de insights preciosos a partir de determinadas compras fixas ou sazonais.
Apoio: a plataforma ideal para automação de compras hospitalares
Todos os benefícios citados acima e outros são encontrados na plataforma digital da Apoio. As soluções são 100% web cloud, têm suporte remoto e total integração com os ERPs, possibilitando um processo de compra e gestão de insumos rápido, fácil e super transparente.
Confira o vídeo sobre as facilidades da Apoio:
Na Apoio, as empresas conseguem realizar os processos de automação com funcionalidades de Compras em grupo, o qual podem participar mais de uma instituição pertencente à mesma rede hospitalar, gestão de órtese, próteses e materiais especiais (OPME’S) e licitação pública.
Outra funcionalidade de solução digital que contribui bastante para os processos de compras entre as instituições de saúde e fornecedores disponíveis dentro da plataforma da Apoio, é o Analytics, a qual permite dashboards em tempo real para status e acompanhamentos das compras, facilitando o giro de estoque e reduzindo desperdícios ou escassez dos insumos.
Qual a tendência da tecnologia e uso de automação para o futuro?
De acordo com a pesquisa “Ecommerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 62% dos consumidores compram de 2 a 4 compras pela internet, por mês.
Sabemos que o aumento do consumo on-line seja em qualquer segmento do mercado, incluindo o hospitalar, é baseado nos preços mais baixos em comparação com as lojas físicas e a facilidade de acompanhamento da compra e prazos reduzidos de entrega.
A tendência é que nos próximos anos esse número se expanda e também aumente a atualização das empresas que atuam com este tipo de serviço. A Apoio está entre as organizações que sempre se atualizam no mercado para melhor oferecer eficiência para seus parceiros e clientes.
Com isso, a automação e evolução de novas tecnologias tendem a se aperfeiçoar cada vez mais. E investir nelas é mais vantajoso para todos os lados.
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