Monitoramento para a gestão de suprimentos hospitalares: vantagens e dicas para manter o gerenciamento mais eficiente
Saiba quais as dicas para uma gestão mais eficiente e os benefícios das soluções digitais para o monitoramento dos suprimentos hospitalares nas instituições de saúde
Para as instituições de saúde que desejam manter o monitoramento da gestão de demandas de suprimentos hospitalares, é essencial contar com algumas ferramentas digitais para que isso ocorra de maneira mais assertiva e eficiente.
Confira neste post, os benefícios que elas trazem para as unidades, dicas de planejamento estratégico e como trabalhar a previsibilidade nas unidades com a visualização e gerenciamento dos dados.
Causas e consequências que os erros na gestão de estoque podem provocar nas instituições
Ações sem estratégias nas compras hospitalares, podem causar efeitos negativos para as unidades e até prejudicar o orçamento das instituições. Confira alguns erros para poder evitar:
- Falta de planejamento de compras: considerado um dos principais erros, a não preparação para as novas aquisições podem provocar a escassez ou excesso de insumos hospitalares. Tanto a falta quanto o desperdício de investimento utilizado pode provocar gargalos no dia a dia das unidades e cuidados com paciente. Por isso, é importante que as instituições analisem o histórico de consumo, período de sazonalidade e tendências e se planejem para os eventos;
- Fornecedores desconhecidos do mercado: contar com fornecedores que não tenham credibilidade ou que não cumpram o prazo previsto da entrega dos insumos. É imprescindível que as instituições consigam fechar parcerias com empresas conhecidas no segmento e a Apoio pode fazer a ponte entre as partes com a sua plataforma online de compras com fornecedores renomados no país;
- Compras emergenciais: a necessidade de compras urgentes pode acontecer por vários motivos, seja por uma epidemia, pelo aumento inesperado da demanda ou até mesmo por outros motivos de caráter de emergência, o que pode acarretar na capacidade de produtividade das distribuidoras. Com isso, pode ocorrer a falta temporária de algum insumo hospitalar no mercado e, consequentemente, dentro das instituições de saúde;
4 Dicas para uma gestão de compras mais eficiente com o monitoramento das demandas
Se a sua instituição quer evitar os erros mencionados acima, é preciso equilibrar as compras para não prejudicar o orçamento das contas financeiras e manter o planejamento do estoque. Separamos 4 dicas para manter a eficiência de novas aquisições com auxílio do monitoramento das demandas hospitalares:
- Metodologia Lean: a cultura Lean ajuda a trabalhar de forma enxuta para reduzir os desperdícios e otimizar dos processos de compras;
- Tomada de decisão com base em dados: informações de histórico das compras anteriores e outros dados de valores/ cotações ajudam no monitoramento dos dados e decisões mais assertivas do investimento financeiro;
- Uso de tecnologias: plataformas com a da Apoio, colaboram com processos ágeis para operação mais segura e eficaz de todas as etapas das compras, e ainda reúnem instituições e fornecedores de vários lugares do Brasil dentro de um único ambiente 100% online;
- Fluxos organizados: com a transparência dos dados disponíveis e estruturados, é garantida uma visão 360ª de todos os envolvidos nas aquisições dos insumos hospitalares.
Benefícios das soluções digitais para o monitoramento das compras de insumos hospitalares
Para tomadas de decisões mais estratégicas e alcance de maior previsibilidade de demanda, é relevante confiar no poder das soluções digitais. A Apoio disponibiliza no seu portfólio a Apoio Provision. Entre os benefícios estão:
- Otimizar a gestão de suprimentos, automatizando o fluxo para quando a unidade for repor o estoque, agilizando assim, o processo desde a solicitação da compra até a entrega dos insumos;
- Evitar excessos ou faltas de produtos hospitalares, conciliando o planejamento estratégico e gerenciamento de estoque em uma única plataforma;
Contar com follow-up para acompanhar os processos de compras e de fornecimento para garantir melhor o desempenho; - Analisar em tempo real o monitoramento da visualização de dados por meio de telas com filtros de dados;
Permitir a transparência nos dados que são integrados e compartilhados para as empresas e instituições simultaneamente.
A Apoio também oferece a modalidade gestão de OPME’s com produtos de curva A, para uma gestão mais planejada com a possibilidade de vendas consignadas fixas e temporárias para reduzir os custos e controlar o desperdício dos produtos, faturando apenas a quantidade utilizada pelas unidades.
Outra opção é a modalidade Analytics, que ajuda a monitorar o processo de compras com paineis de análise de dados. As informações de novas aquisições dos insumos ficam disponíveis para serem acessadas quando as instituições quiserem nas telas da plataforma digital da Apoio.
Para usufruir dos benefícios das soluções digitais da Apoio, é necessário, conforme citado antes, o planejamento da instituição e também medir a necessidade do consumo para solicitar requisições de novos produtos. E mesmo com a confiança no fornecedor sempre manter o monitoramento em tempo real constantemente.
Quer ficar por dentro de outros assuntos como este? Então leia também:
Planejamento para 2025: como organizar a gestão de suprimentos hospitalares
Como identificar e evitar os gargalos no estoque hospitalar?
Como a tecnologia pode beneficiar a gestão de compras?