Boas práticas para reduzir custos e melhorar a qualidade das instituições de saúde

Saiba quais as dicas e conheça 7 boas práticas que o gestor deve adotar na instituição para obter melhores resultados

gestor de compras

Ter uma boa administração na instituição impacta positivamente na vida de todos os profissionais da saúde e pacientes da unidade. E, para conseguir manter a eficiência no setor de aquisição de insumos hospitalares, é necessário que o gestor de compras identifique bons fornecedores, participe de negociações e contratos, monitore prazos de entrega, além de estabelecer estratégias para otimizar custos. 

Os bons resultados de uma clínica ou hospital refletem nas atividades descritas acima, como também, a frequente atualização do gestor de compras em capacitações de cursos, livros e conferências, além de boas práticas para aplicar na instituição.

No post de hoje traremos dicas de como o gestor pode ajudar a promover um ambiente mais eficiente, gerenciar os recursos e manter a qualidade dos produtos nas unidades.

 

8 dicas para se tornar um bom gestor de compras

Manter uma gestão de qualidade é o objetivo de cada gestor, esteja ele à frente de uma pequena ou grande instituição. Para garantir a organização de uma unidade de saúde, quem está na direção tem grandes responsabilidades e precisa de habilidades para colocar em prática no dia a dia.

Alguns desafios são encontrados por quem ocupa este cargo de compras na unidade, e é por isso que o acompanhamento de perto é imprescindível para administrar diferentes setores. 

Separamos 8 dicas para o gestor que deseja fazer isso com qualidade:

  1. Criar planejamento estratégico;
  2. Trabalhar com ações de ESG na instituição;
  3. Contar com auxílio de novas tecnologias;
  4. Ter bom relacionamento com fornecedores e parceiros;
  5. Análise de dados através de relatórios para obter bons resultados;
  6. Atualização das tendências do mercado;
  7. Cuidados com a biossegurança para o bem-estar dos pacientes e colaboradores;
  8. Manter estratégias para redução de custos;

 

7 práticas que todo gestor de compras deve adotar nas instituições de saúde

O gestor de compras é responsável por elaborar o planejamento das atividades dos profissionais, equipamentos e gerenciamento de novos insumos hospitalares. Ele também garante mais segurança e boas experiências nos atendimentos, reuniões e decisões importantes de novas compras para abastecer o estoque.

Confira 7 boas práticas para desempenhar bem o papel e ações para adotar nas instituições:

  1. Capacidade analítica: é importante analisar as informações para tomar decisões mais assertivas para a instituição;
  2. Gestão de conflitos: o bom gestor elabora estratégias para se comunicar com toda a equipe e tenta garantir um ambiente de trabalho harmônico e com boa relação com todos, e caso surjam conflitos, são capazes de resolvê-los com firmeza e empatia;
  3. Preocupa-se com os equipamentos de proteção individual (EPI’s): não deixar faltar EPI’s para oferecer mais segurança nos procedimentos hospitalares dos profissionais de saúde;
  4. Uso de tecnologia: ela é uma aliada importante para otimizar tempo e dinheiro. As ferramentas digitais podem trazer benefícios como proporcionar mais controle e eficiência às unidades.
  5. Humanização no atendimento: o gestor de compras deve estar sempre disposto a ouvir os colaboradores, parceiros e pacientes, seja para uma reclamação, elogio, sugestão ou para dar feedbacks com humanização;
  6. Capacitação: é relevante que o bom gestor fique sempre atento às atualizações do mercado, com treinamentos e capacitações que possam melhorar a sua qualidade profissional e performance individual e coletivamente;
  7. Mensuração de resultados: todo gestor que se preze está preocupado com os resultados para avaliar a necessidade de continuar com suas ações ou mudar alguma estratégia de gestão na instituição.

 

Como a Apoio facilita a administração do gestor

Como vimos acima, o gestor de compras pode e deve contar com o uso de novas tecnologias para facilitar a administração desse setor dentro do hospital.

E a Apoio, por ser uma plataforma de gestão de compras, ajuda com a comunicação mais direta entre fornecedores e instituições de saúde para resolver, com mais agilidade, os fluxos de aquisições de insumos hospitalares 100% on-line. 

As tecnologias otimizam o tempo de processos de compras para abastecer o estoque com qualidade, segurança e eficiência, já que é 100% digital e pode abranger várias cidades do Brasil, oferecendo mais diversidade de parcerias.

Além disso, a ferramenta auxilia a evitar erros na gestão de compras, como, por exemplo, a escassez de algum produto hospitalar indispensável, atrasos na entrega, não contar com fornecedores de qualidade e que não cumprem prazos, aquisições muito caras e sem negociação de cotação.

Com a Apoio, a sua organização poderá contar com consignação de produtos, avaliação de preços, relatórios, compras em grupo pela mesma rede de grupo hospitalar, análise de dados com o analytics e pregão eletrônico para licitação de instituições públicas.

Para saber mais detalhes, leia também: Por que evitar erros na gestão de compras das unidades de saúde? E Aprenda a reduzir os custos da sua instituição de saúde sem comprometer a qualidade das compras hospitalares.

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