Como a logística pode impactar no aumento de satisfação das instituições de saúde?
Confira dicas e soluções para que a logística da sua empresa beneficie as instituições de saúde e leve à satisfação e fidelização dos clientes de insumos hospitalares.
Com um cenário cada dia mais competitivo é extremamente importante contar com a fidelização dos clientes e o setor da logística é um dos pilares para se destacar no mercado e garantir a satisfação dos compradores. Neste blog serão apresentadas dicas, cuidados e soluções para uma boa gestão de insumos hospitalares, como também erros para serem evitados no planejamento logístico.
5 erros que devem ser evitados no planejamento logístico
Antes de explorar os 5 erros de fornecedores que devem evitar, é importante ressaltar que há 3 níveis de logística. São eles:
- Estratégico: são definidas aqui as metas, objetivos e prazos para sem cumpridos nos processos de compras;
- Tático: gerenciamento das estratégias traçadas pelos coordenadores ou equipe responsável da área;
- Operacional: execução das tarefas, após análise, otimizando os processos e integrando outros setores da cadeia de suprimentos (transporte, estoque, embalagem, movimentação dos produtos e armazenagem);
Após este lembrete do setor logístico, confira 5 erros a serem evitados ao máximo:
- Não contar com processos bem definidos: é fundamental criar padrões táticos, estratégicos e operacionais bem alinhados, como, por exemplo, no transporte de medicamentos, analisar as rotas mais rápidas e tranquilas. Caso os insumos precisem de refrigeração adequada é importante controlar corretamente a temperatura;
- Equipe mal treinada: é essencial manter a qualificação dos profissionais para garantir mais eficiência, segurança e boas condições de entrega dos insumos. Imagine se o motorista ou operadores de descarga das mercadorias não forem cuidadosos? Isso pode comprometer a qualidade e satisfação do cliente/ instituição de saúde;
- Falta de transparência nos processos: é crucial ter todos os dados disponíveis tanto internamente para os fornecedores quanto para os compradores/instituições de saúde. A ausência de transparência das informações pode provocar falhas operacionais e até financeiras;
- Falta de planejamento de estoque: pode causar o desperdício ou escassez dos suprimentos hospitalares;
- Atrasos nas entregas: um dos mais graves erros a serem evitados, pois gera frustração devido ao não recebimento dos produtos na data limite. A precisão dos prazos é relevante para manter bom relacionamento com os clientes. Por isso, os fornecedores devem estabelecer um prazo maior contando com a logística de todas as etapas e até de possíveis imprevistos no caminho, sempre respeitando a entrega final.
Dicas de como a logística pode ser bem utilizada para a satisfação dos compradores
Para o bom funcionamento de qualquer negócio é importante contar com uma logística bem estratégica para evitar os erros acima descritos. Qualquer falha pode provocar prejuízos financeiros e a insatisfação do comprador ou até o cancelamento da compra.
Por isso, contar com a otimização dos fluxos automatizados é melhor do que depender de processos manuais. Manter um bom planejamento reflete diretamente na agilidade da entrega, que é fundamental para que o setor responsável pela logística. Com isso, há o cumprimento dos prazos de entrega, como também a organização na distribuição de cargas, rotas, transporte, embalagens e afeta também o relacionamento pós-venda.
A instituição compradora gosta de se sentir respeitada, ouvida e bem atendida para voltar a comprar (fidelizar) e até indicar novos compradores. Há algumas estratégias que para investir na satisfação do cliente:
- Entrega dentro ou antes do prazo estabelecido;
- Uso de tecnologia para agilizar os fluxos;
- Analisar e acompanhar todos os processos para identificar e agir diante de algum imprevisto;
- Investir em overdelivery, como brindes em épocas comemorativas ou itens complementares ao que foi comprado, sem gerar custo a mais para as instituições.
Uso de tecnologia para facilitar a logística
A automação dos processos logísticos é uma das estratégias mais bem utilizadas para reduzir os custos e aumentar a eficiência. Sistemas mais ágeis, como o da Apoio, são capazes de unir esses e outros benefícios.
Na plataforma da Apoio é possível contar com a funcionalidade Analytics, que apresenta paineis interativos para a tomada de decisões mais assertivas. Os dados em dashboards são visualizados em tempo real com fluxos automatizados. Por meio dela, é possível:
- Acompanhar pedidos;
- Visualizar o status da compra
- Identificar tendências;
- Gerenciar o estoque.
Outra funcionalidade da Apoio que pode contribuir para a facilidade na comunicação e nos processos entre fornecedores e compradores é a de compras coletivas, também chamadas de compras em grupo, a qual oferece:
- Relatórios: permitem emitir resultados de processos agrupados ou individualmente;
- 100% Web cloud: informações salvas com segurança na nuvem;
- Transparência nos dados.
Conclusão
Como vimos, não basta apenas investir na qualidade dos suprimentos hospitalares, mas trabalhar a confiança das instituições, o acompanhamento de pedidos e outras etapas para garantir que tudo esteja ocorrendo conforme o planejado. Além disso, é essencial manter o relacionamento antes, durante e após a venda e, claro, assegurar o cumprimento das datas de entrega.
Para saber mais informações sobre o tema, leia também:
Planejamento para 2025: como organizar a gestão de suprimentos hospitalares