Como o Green Supply Chain Management pode contribuir para as instituições?

Confira o conceito, benefícios e ações que podem ser adotadas com o Green Supply Management nas instituições.

Green Supply Chain Management

Para manter o sucesso de uma cadeia de abastecimento é importante contar com todos os fluxos de gestão de estoque, armazenamento, compras, entrega e relacionamento transparente com os parceiros funcionando organizadamente e assertivamente. E o conceito do Green Supply Chain Management, que é o conjunto de boas práticas ambientais na cadeia de suprimentos, vem para contribuir com as instituições em todos os fluxos.

As ações envolvem preocupações desde a seleção de materiais, fabricação, separação, preparação até a entrega dos produtos. Confira neste post os benefícios e quais ações de ESG podem ser realizadas para auxiliar nessas medidas.

 

4 benefícios de como o Green Supply Chain Management pode ajudar as instituições

Uma pesquisa da Nielson Research apontou que 81% dos consumidores acreditam que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente. E ela revelou ainda que mais de 60% dos consumidores estão muito ou extremamente preocupados com a poluição do ar, da água, uso de embalagens e descarte de resíduos ou alimentos. 

Esses dados já comprovam a ideia de integrar medidas de ESG (Environmental, Social e Governance: meio ambiente, governança e social) nas empresas. E a metodologia do Green Supply Management ajuda no impacto positivo para a reputação das empresas, independente de qual for o segmento.    

Entre os benefícios estão:

  1. Otimização de processos: ajudam a garantir mais eficiência com cuidados que oferecem resultados mais rápidos para as empresas; 
  2. Redução de custos operacionais: a implementação de boas práticas de ESG pode influenciar nas economias de água, papel, energia e descarte irregular de objetos que podem ser reaproveitados ou reciclados;
  3. Inovação e competitividade: incentivo com ações assertivas e eficientes que impactam na credibilidade do mercado;
  4. Estratégia para gestão de todos os percursos: auxiliam na gestão de todos os fluxos e informações para as instituições que oferecem responsabilidade social corporativa.

 

Tipos de ações que podem ser investidas para melhorar os índices de ESG nas organizações

Como vimos acima, os benefícios do ESG nas práticas de Green Supply Management contribuem positivamente nas instituições. Vamos dar alguns exemplos de ações sustentáveis e eficazes que poderão ser aplicadas na rotina de qualquer empresa.

Confira algumas de várias ações que podem ser implementadas nas sua instituição:

  • Rotulagens e embalagens ecológicas dos produtos;
  • Cuidado no descarte de plástico;
  • Ter a presença frequente de auditoria ambiental;
  • Evitar gastos desnecessários com energia;
  • Descarte correto do lixo;
  • Incentivo a causas sociais;
  • Definição e prática de valores, posturas moral e ética dos colaboradores e parceiros;
  • Evitar gastos desnecessários com o uso de folhas de papel;
  • Transparência na prestação de contas e informações das organizações.

 

Como a Apoio colabora com práticas do Green Supply Chain Management 

O conceito de Green Supply Chain Management é complexo para algumas instituições e ao mesmo tempo pode ser aplicado na prática em qualquer setor de forma rápida e eficiente. E a Apoio pode ajudar com o processo de implantação de novas ações que beneficiam a cadeia de suprimentos ambientais e hospitalares.

A Apoio é uma plataforma 100% digital que ajuda a reduzir gastos com o uso de papel, e ainda ajuda a organizar todo o processo de compra e estoque para que não sobre ou falte nada nas instituições de saúde.

As compras consignadas auxiliam nos fluxos de compras por meio de empréstimos, em que as instituições só pagam aquilo que realmente usaram. Isso faz com que os gestores das instituições de saúde utilizem o dinheiro de forma mais assertiva e otimizando recursos para investir em outras áreas.

A compra em grupo também influencia na redução de gastos e na transparência de fluxos dos contratos de aquisições de produtos hospitalares para redes hospitalares.

Quer ter mais informações sobre os desafios e inovações do supply chain? Clique aqui para ler o artigo com informações do gerente comercial, mercado e cliente da Apoio, Michael Almeida.

Leia também: 

https://site.apoiocotacoes.com.br/blog/compras-em-grupo-cuidados-e-estrategias-para-reduzir-custos-e-manter-a-qualidade-dos-produtos-hospitalares

Notícias Apoio

;